sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Semurb tem problemas para impedir retirada de areia

- Publicidade -

DEGRADAÇÃO -  MP vai exigir medidas para conter a poluição do rio Jundiaí

Caminhões retirando areia das dunas localizadas às margens da avenida Omar O’gray, mais conhecida como o prolongamento da Prudente de Morais, chamam a atenção das pessoas que passam pelo local. Os constantes carregamentos acontecem tarde da noite, em terrenos desprovidos de cerca.

Segundo Jean Leite, supervisor de água, solo e ar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – Semurb, a fiscalização desses carregamentos clandestinos fica, muitas vezes, impossibilitada por causa do horário, quase sempre imprevisível.

A movimentação de cargas de areia em qualquer área da cidade precisa de licença ambiental. O caso de retirada de areia da região de dunas do San Vale, sem autorização concedida pela Semurb, se configura em infração grave.

O valor da multa a ser paga pelo infrator varia de 26 a 100 UFIRs, o que pode chegar a R$ 3.375,00.  Havendo reincidência, a multa passa a ser diária. Jean Leite lembra que qualquer pessoa pode ajudara à Semurb a intensificar a fiscalização, “basta anotar a placa do caminhão e informar à Semurb através do telefone 3611-1523, que iremos atrás do infrator”.

O impacto ambiental causado pela retirada ilegal e desordenada de areia das dunas da avenida Omar O´Gray pode facilitar a locomoção da areia em direção à pista, onde é crescente o número de acidentes de trânsito envolvendo, principalmente, motociclistas.

A Urbana, constatou que desde a metade deste mês, o problema de areia na pista tem se agravado por causa da incidência de fortes ventanias semelhantes às que, geralmente, ocorrem nos meses de agosto e setembro. As áreas mais problemáticas são o trecho do anel viário da Praia do Forte; a Redinha; e parte do prolongamento da Prudente de Morais que fica próximo ao Sest/Senat.

O diretor de operações da Urbana, Sérgio Aragão, informou que ações para minimizar os problemas já foram tomadas. Seguindo orientação da Promotoria de Meio Ambiente, a coleta de areia que antes ocorria uma vez por mês, agora está sendo feita duas vezes por semana. A urbana está tentando localizar os proprietários dos terrenos que ficam próximos à pista para solicitar a construção de um muro de contenção. “Só podemos fazer a limpeza da área que vai do meio-fio para a pista. O que fica dentro do terreno é de responsabilidade do proprietário”, disse Sérgio.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas