quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Senac estreia curso de padeiro

- Publicidade -

Por mais e melhores pães: quem aprecia uma boa massa ao forno, feita com apuro artesanal e dinâmica industrial, poderá aprender os primeiros passos nos novos cursos que o Senac vai estrear em 2018. O curso preparatório de pães artesanais já está com a primeira turma marcada para 22 de janeiro. Já o curso de padeiro, mais extenso e abrangente, está previsto para começar no dia 19 de março. O know-how alemão, fruto de um ano e meio de parceria, será compartilhado com o público interessado.

Investimento em novos cursos visa melhorar o mercado de pães de alta qualidade. O know-how alemão é fruto de parcerias

Investimento em novos cursos visa melhorar o mercado de pães de alta qualidade. O know-how alemão é fruto de parcerias

O curso para preparo de pães artesanais, sob o comando de Walei Marcolino, vai desenvolver técnicas especializadas no produção de pães como integral, de aveia, de batata, e pães com sementes, além dos pães de massa doce, como o ‘sonho’ e ‘lua de mel’. Este é específico para determinados tipos de pães que exigem técnicas diferenciadas. O curso terá 20 horas. As aulas começarão em janeiro, com a primeira turma no dia 22, e a segunda no dia 29.

Já o curso de padeiro, sob os cuidados do chef Ângelo Medeiros, visa qualificar profissionais capazes de trabalhar o preparo de massas doces ou salgadas, com ou sem recheios e coberturas, além de tortas, quiches, entre outros. Os ensinamentos irão além das massas: o padeiro também deve ser responsável pela organização de todos os materiais necessários para as produções diárias, modelar as massas, e manter a cozinha em ordem e higienizada. O profissional estará apto para atuar em padarias, supermercados, hotéis, e restaurantes. Esse curso terá 300 horas.

Os cursos de panificação do Senac são fruto de uma parceria das instituições ‘S’ (Senac/Senai) com o estado alemão Renânia-Palatinado. “O povo alemão tem uma bela tradição na feitura de pães com qualidade, e é o que eles passaram para nós durante o período de aulas”, diz Fernando. O padeiro alemão Johannes Dackweiler esteve em Natal ministrando cursos de panificação artesanal para profissionais do Senac/Senai. Natalenses também foram à Alemanha para aprender mais in loco. “O método deles é ‘mão na massa’ total. Visa o artesanal, mas não impede que esse profissional trabalhe em grandes indústrias”, ressalta.

Os cursos gastronômicos do Senac continuarão também nas cozinhas do Hotel Escola Barreira Roxa, na Via Costeira, que está em processo de restauração e deverá ser entregue ao público ainda nesse primeiro semestre de 2018. Fernando Virgílio afirma que mais novidades serão divulgadas quando a abertura do local estiver próxima. (Redação FDS).

Serviço:
Cursos de padeiro e preparo de pães artesanais do Senac. Mais informações pelo 4005-1000 ou pelo site.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas