Cookie Consent
Natal
Senai lança HQ que mostra luta de pesquisadores do RN contra gases do efeito estufa
Publicado: 13:45:00 - 29/06/2022 Atualizado: 13:45:17 - 29/06/2022
A história em quadrinhos (HQ) "Superliga contra nuvens de gás", baseada em evidências científicas e dados reais, está sendo lançada em forma de revista nesta quarta-feira (29) pelo Senai-RN. A história transforma pesquisadores do Instituto em heróis e heroínas, que se unem para enfrentar o descontrole do dióxido de carbono (CO2) – o mais abundante gás do efeito estufa – e as ameaças que as suas emissões descontroladas trazem ao planeta. 

Divulgação
Protagonistas da história são pesquisadoras e pesquisadores reais, parte da equipe do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER)

Protagonistas da história são pesquisadoras e pesquisadores reais, parte da equipe do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER)


A revista foi concebida pelo Sistema Fiern, por meio do Senai-RN e do ISI-ER, que está em operação em Natal e é a principal referência do Senai no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade. 

O conteúdo pode ser baixado gratuitamente online e também chegará, em versão impressa, a partir de julho, a escolas públicas da capital. “A história traz conceitos chaves, como o que é o CO2, por que o descontrole dele na atmosfera é um problema e como as energias renováveis podem ajudar em direção ao equilíbrio”, diz Rodrigo Mello, diretor do ISI e do departamento regional do Senai-RN. 

“Também explica de forma lúdica algumas das principais operações nas áreas de energia solar fotovoltaica, de energia eólica e de sustentabilidade desenvolvidas dentro das nossas linhas de pesquisa”, acrescenta.

A ideia, segundo Mello, é apresentar as energias renováveis e novas tecnologias, como o hidrogênio verde, como partes da solução para a descarbonização do mundo, ou seja, como uma das saídas possíveis para reduzir as emissões de carbono. 

“Já iniciamos a articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Natal para distribuir esse trabalho nas escolas. O foco, inicialmente, são as turmas de 9º ano, para que a gente mobilize esse público jovem e desperte o interesse pelo assunto mostrando que existe um mundo novo, possível de ser construído e mais limpo – que também é possibilidade de profissão para eles/as”, observa o diretor do ISI-ER. A revista também será distribuída em instituições como os Centros de Educação e Tecnologias do Senai no estado e as escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte