Cookie Consent
Natal
Sensação térmica no RN está 2,5°C mais alta; veja explicação
Publicado: 10:42:00 - 19/11/2021 Atualizado: 10:52:58 - 19/11/2021
A população do Rio Grande do Norte tem sentido mais calor nas últimas semanas. Apesar do período do ano ser de altas temperaturas, está certo quem acredita que o calor está mais intenso do que o habitual para o mês. A explicação está no aumento na umidade do ar, que deverá continuar até o fim do ano.
Arquivo TN
RN segue com calor intenso

RN segue com calor intenso

O chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, explicou que a umidade tem variado entre 75% e 85%, o que aumenta a temperatura e a sensação de calor. Segundo o meteorologista, a alta umidade atua como um efeito estufa natural, já que facilita a retenção de calor na superfície.

"Os últimos dias de novembro tivemos chuvas e isso elevou a umidade relativa. Com as nuvens carregadas impedindo que o calor do dia se perca à noite, fica uma sensação de temperatura mais elevada. Não é que esteja mais quente. É a sensação térmica mais alta", explicou Gilmar Bristot.

De acordo com ele, o efeito pode fazer com que sensação de calor seja elevada em 2,5°C, dependendo do biotipo de cada pessoa, já que a umidade alta dificulta a transpiração. Essa umidade aliada à redução dos ventos têm contribuído para o aumento da sensação de calor entre os potiguares. A tendência, porém, é que o cenário prossiga pelo menos até o fim do ano.

"Estamos em uma faixa bem equatorial, com temperaturas no oceano acima do normal. Consequentemente, têm chegado algumas frentes frias à sul da Bahia, que provocam o aumento da umidade em boa parte da nossa região. Então a umidade vai continuar. Como sempre temos chuvas em dezembro, a umidade tende a aumentar ainda mais, aliada à redução dos ventos", explicou Bristot.

Previsão

Para o fim de semana, o Rio Grande do Norte terá temperaturas chegando aos 38°C, na região do Alto Oeste. Caicó, no Seridó, terá temperatura variando entre 21°C e 37°C, enquanto Mossoró terá variação de 20°C a 36°C. Não há previsão de chuvas para essa região entre esta sexta e o domingo.

Já na faixa litorânea, há expectativa de chuvas. A previsão do site Climatempo aponta para sol com chuva pela manhã e parte da tarde, com redução para a noite, no sábado (20). Para o domingo (21), não há a previsão de chuvas. A temperatura vai variar entre 25°C e 31°C.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte