quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Sentado à beira do caminho

- Publicidade -

[ [email protected] ]

Os hoteleiros do Rio Grande do Norte estão “por aqui” com o governo Rosalba. Faltando pouco mais de três meses para o pontapé inicial da Copa do Mundo da Fifa, representantes da principal entidade representativa do setor elevaram o tom das críticas à falta de política para o turismo. Pela manhã, o vice-presidente da  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), George Gosson, que ocupa também o cargo de coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (Fecomércio/RN) usou o twitter para dizer que passados 70 dias da saída de Renato Fernandes, o governo ainda não indicou um substituto, estando a Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN) sob coordenação de um interino. “Tudo à espera… De que mesmo?”, indagou.

Competitividade perdida
À tarde, numa entrevista à Band Natal, o presidente da ABIH/RN, Habib Chalita Júnior, foi mais contundente. “O Rio Grande do Norte está a cada dia perdendo competitividade e a economia ficando à mercê (….) Mas este governo vai passar. Então iremos fazer um forte trabalho [de recuperação] do turismo”, disse ele, depois de apresentar as principais reivindicações do setor.

Cegueira
Uma delas é a redução da alíquota do querosene de aviação para baixar os custos das empresas aéreas. Segundo ele, com a redução do ICMS, o Ceará conquistou um voo direto Fortaleza-Miami e a Paraíba já tem a promessa de outro – João Pessoa-Bueno Aires – assim que a medida for implementada. “Será que o governo é cego e não vê que o turismo é uma pasta  de receita? Aliás, uma das principais pastas de receita. No governo atual nenhum novo roteiro turístico foi criado e isso gera consequências para a economia, para o artesanato, para o guia turístico, para o governo e por aí vai. São 52 segmentos ligados diretamente ao turismo”, disse Chalita.

“Não vou deixar o ministério da Previdência Social, a não ser que tomem ele de mim”
, Garibaldi Filho, senador (PMDB-RN), em visita a Caicó, reforçando o discurso de que não será candidato nas eleições deste ano, mas deixando claro que o partido vai disputar o governo do Estado.

Aviso aos navegantes
O general indicado pela governadora Rosalba Ciarlini para comandar a segurança pública do Rio Grande do Norte, gosta de escrever artigos, comentar matérias postadas em blogues, enviar emails para os colegas militares. E é um excelente marqueteiro de si mesmo. Em setembro do ano passado, ao reforçar comentário de um blogueiro sobre a competência do Ministério Público do Rio Grande do Sul em relação as demandas de índios e quilombolas que tentaram invadir o Palácio Piratini, o general carregou nas tintas: “Estamos construindo ou desconstruindo uma sociedade da forma mais danosa possível ao que queremos para o futuro. Essa história de darmos prioridade maior para as ditas minorias está fazendo com que as palavras escritas em nossa Bandeira Nacional não sirvam para nada. Essas mesmas minorias é que deveriam se adequar ao perfil da maioria dos brasileiros.”

Quem sai
O secretário (ainda) de Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, concede coletiva nesta terça-feira, 10 horas, no auditório da Emater.

Segurança
No dia em que o Governo do Estado anunciou o nome do novo secretário da segurança pública do Rio Grande do Norte, a Associação de Municípios do Seridó Oriental (AMSO) fez reunião para discutir a violência na região. Segundo os blogs, na abertura do encontro, o delegado Antônio Pinto, de Currais Novos, fez um retrato da situação atual, desanimadora: “A polícia civil não existe no interior, está quase minguando. Já fui chamado a atenção pelos meus superiores, mas não dá pra se calar.”

Contas

O Sebrae fez as contas sobre a arrecadação de janeiro de ICMS e  ISS pagos pelas pequenas empresas geraram para o Estado e municípios do Rio Grande do Norte. R$ 15,6 milhões. Aumento  de 6,2% em relação a igual mês do ano passado e superior 16,4% no comparativo com dezembro/2013.

Eleição
O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral, rejeitou pedido do PSDB para que a presidenta Dilma Rousseff fosse proibida de promover reuniões de campanha no Palácio da Alvorada. O PSDB acionou o TSE após Dilma ter se reunido na semana passada na residência oficial com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dirigentes do PT, outros políticos e dois publicitários. O mérito da representação do PSDB, no qual é pedida a imposição de multa, deverá ser analisado pelo plenário do TSE, que é integrado por sete ministros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas