sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Serhid adia iníco de obras da barragem de Tabatinga

- Publicidade -

SECRETÁRIO - Cronograma deve ter atraso mínimo, diz JosemáA Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Serhid) mandou suspender as obras civis da barragem de Tabatinga, no município de Macaíba, até que a empresa responsável pelos serviços de consultoria conclua alguns levantamentos de topografia e sondagem. O secretário Josemá de Azevedo estima que haverá um atraso de até 30 dias em relação ao cronograma inicial da obra. O Consórcio Marquise/EIT depende dos estudos para definir eventuais alterações no projeto.

O detalhamento topográfico e de sondagem é necessário inclusive para a localização das fundações do reservatório. “A empresa (KL – Serviços de Engenharia S/C Ltda), responsável por esses estudos, deve entregar os resultados dentro de dez dias”, disse Josemá de Azevedo. Segundo o secretário, quando o projeto for alterado, é possível que o custo global da obra seja reduzido em relação à previsão inicial. A obra, portanto, estará em execução durante a estação chuvosa. Período das cheias do rio Jundiaí.

Parte dos recursos, R$ 8 milhões, estão empenhados e os cerca de R$ 27 milhões fazem parte do orçamento 2007. O Consórcio Marquise/EIT, de acordo com o secretário, não chegou a montar o canteiro de obras porque a execução estava prevista para este mês. A barragem deveria ficar pronta em 12 meses.

A construção da barragem de Tabatinga é uma reivindicação antiga não apenas da população de Macaíba — especialmente as áreas localizadas às margens do rio Jundiaí castigadas pelas cheias —, mas dos agricultores e criadores de camarão com lavouras e viveiros ao longo da bacia. A obra vai beneficiar cerca de 58 mil habitantes.

O reservatório terá capacidade para armazebar e conter até 40 milhões de metros cúbicos de água. Parte dessa água, em uma fase posterior à construção, pode ser usada no abastecimento das empresas instaladas no Distrito Industrial de Macaíba ou em pequenos projetos de irrigação.

A história da barragem de Tabatinga registra capítulos de disputa judicial envovendo empresas construtoras que não concirdaram com os critérios usados pela Serhid, no ano passado, para escolha do executor da obra. Em outubro do ano passado, a construtora Queiroz Galvão S/A conseguiu liminar contra a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Serhid), no Tribunal de Justiça do Estado, para sustar a licitação pública para a construção da barragem de Tabatinga, no município de Macaíba. Outras quatro empresas participaram do certame.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas