Seridó chega aos 72% de ocupação de leitos críticos de covid-19; RN tem 64,7%

Publicação: 2020-12-05 08:17:00
O interior do Rio Grande do Norte segue com aumento significativo no percentual de ocupação leitos críticos voltados a pacientes acometidos pela covid-19. Neste sábado (5), o Seridó chegou aos 72% de ocupação, mais do que quadruplicando o percentual de ocupação em uma semana. No Rio Grande do Norte, o percentual de ocupação é de 64,7% e a situação mais grave segue na Região Oeste.
Créditos: Elisa ElsieSeridó teve aumento significativo no aumento de internações por covid-19Seridó teve aumento significativo no aumento de internações por covid-19

Antes da abertura dos leitos anunciados pela governadora Fátima Bezerra na sexta-feira (4), a rede pública potiguar tem ocupados 123 dos seus 196 leitos críticos para covid-19, além de seis bloqueados. Na região Oeste, o percentual de ocupação chegou aos 84,7% de ocupação, o que significa que apenas 9 dos 59 leitos estão ocupados.

Na região Seridó, a disponibilidade de leitos críticos públicos é menor, com apenas 25 voltados a atender pacientes covid-19. Porém, enquanto no dia 28 de novembro havia somente quatro leitos ocupados, agora são 18 dos 25 disponíveis que já têm pacientes. O percentual de ocupação saltou dos 16% para 72% em uma semana.

Na sexta-feira, a governadora anunciou que, para tentar atender à demanda crescente por leitos para casos de covid-19, o Estado deve abrir 89 leitos nas diferentes regiões de saúde do Rio Grande do Norte, e pretende ampliar a capacidade de testagem e fiscalização ao lado dos municípios através do programa “Pacto pela Vida”. Há duas reuniões marcadas com os prefeitos e gestores da saúde dos municípios para a próxima segunda-feira (7). A primeira, às 9h, deverá reunir os gestores da região litorânea. Um segundo encontro, às 11h, contará com a presença dos prefeitos e gestores de saúde da região Oeste.

Leia também: