quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Serra aposta em energia para garantir crescimento

- Publicidade -

Santa Maria (AE) – O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse ontem, em discurso a empresários e líderes comunitários de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, que enfrentará os problemas econômicos do País com “muito tesão”. Segundo ele, o que foi feito até agora dá ao Brasil “boas condições” de garantir o crescimento para o futuro. Mas apontou alguns problemas que ainda persistem, segundo sua ótica.

José Serra reconhece que o governo Lula agiu de forma correta no combate aos efeitos da criseEntre eles, citou o superávit comercial em declínio, enquanto o Brasil precisa de investimentos do exterior. “É um assunto que tem que ser enfrentado”, afirmou. Para Serra, a questão da infraestrutura precisa de solução urgente. E, por fim, ponderou que a União faz poucos investimentos, deixando 70% deles para Estados e municípios que, por lei, não podem fazer déficit. Antes, ele já havia feito críticas em relação ao tratamento dado pelo governo federal à saúde, segurança e educação.

“Vão me perguntar: você está pessimista? Não. Eu acho sinceramente que dá pra gente enfrentar. Se couber a mim, você pode estar certo que vamos enfrentar e manter o bom desempenho econômico, mas exige conhecimento, cuidados e muito tesão, muita vontade de consertar essa situação”, afirmou. Serra também brincou bastante com os ouvintes, colocando em vários momentos a rivalidade entre Grêmio e Internacional no seu discurso, mas sem deixar de falar do Palmeiras, seu time de coração.

Na noite anteior, o presidenciável do PSDB, José Serra, admitiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que tenta neste pleito eleger a petista Dilma Rousseff à sua sucessão – acertou no combate aos efeitos da crise econômica financeira global no País. A afirmação foi feita em entrevista exibida na noite desta segunda-feira ao programa CQC, da TV Bandeirantes. Na entrevista ao quadro “O povo quer saber”, em que populares fazem as perguntas, Serra reconheceu ainda o programa de transferência de renda Bolsa Família como mais um ponto positivo do governo Lula. E citou o “papel de comunicador” do petista como um trunfo. Os questionamentos feitos – 22 no total, em 4 minutos – foram desde assuntos políticos até detalhes da vida pessoal do pré-candidato.

Serra brincou com a indagação de uma mulher: se ele continuaria a esconder o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na campanha eleitoral. “O CQC está aqui na minha casa. Se o Fernando Henrique estiver escondido aqui, eles podem encontrar. Podem percorrer toda a casa e olhar meus bolsos também se quiserem.”

O tucano disse ainda que aceitará o apoio de parlamentares do PMDB, mas que não distribuirá, em troca, cargos em um eventual futuro mandato. “Não vamos fazer loteamento de cargos”, afirmou. A executiva nacional do PMDB já garantiu apoio à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, mas diretórios estaduais do partido devem dar suporte a Serra.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas