Cookie Consent
Natal
Serviço de obstetrícia não será paralisado
Publicado: 00:00:00 - 12/12/2018 Atualizado: 10:11:17 - 12/12/2018
O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Sidney Domingos, confirmou que o Pronto Socorro Obstétrico do Hospital Santa Catarina funcionará normalmente até o final de dezembro de 2018. Nesta segunda-feira (10) a direção geral do hospital informou à Secretaria de Saúde do Estado (SESAP),  através  de um processo público, que a falta de pediatras colocava em risco o serviço na área obstétrica da unidade.  Quando procurada pela reportagem nesta terça-feira (11), a direção do hospital não quis se pronunciar sobre o assunto.

Leia Mais

De acordo com a Sesap os contratos com os funcionários da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed) serão ampliados até  o final de dezembro. Os médicos da Coomped irão cobrir os plantões que restam do dia 12 até o dia 31 de dezembro.

Segundo a pasta, o aumento do número de aposentadorias de profissionais foi acima do esperado. As aposentadorias por tempo de serviço são computadas pela secretaria, já as  solicitações através da Justiça podem acontecer sem que a pasta tenha controle, prejudicando a escala de plantões.

O secretário afirma ainda que a escala cobria as necessidades do hospital quando foi formatada e devido aos imprevistos acabou sobrando plantões nestas últimas semanas do ano.

A pasta afirma que o problema em escala de plantões não acontece em outras áreas do hospital, e nem em outras unidades de saúde.

Inquérito

Nesta quarta-feira (12), o Ministério Público do Rio Grande do Norte instaurou inquérito civil para apurar a situação do hospital, especificamente na escala de profissionais na área de neonatologia e pediatria. A portaria, assinada pela promotora Gilcilene da Costa de Sousa, recomenda ainda que a Sesap adote as providências necessárias para a garantia da continuidade do funcionamento da Unidade de Cuidados Intermediários do hospital.



Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte