quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Servidores da Fundac decidem entrar em greve

- Publicidade -

Os servidores da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação foi decidida em assembléia ontem pela manhã e pode chegar a outras oito autarquias do Governo do Estado, entre elas o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN (Ipern), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a Fundação José Augusto e a Companhia de Processamento de Dados do RN (Datanorte). 

O movimento exige reposição salarial de 46,78% (índice do Índice do Custo de Vida — ICV calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos – Dieese – no período de outubro de 2001 a março de 2006), a implantação do Plano de Carreira, a alteração da Lei do Auxílio-Transporte e a realização de concurso público para algumas autarquias, dentre elas, a do Detran.

Nos dias 26 e 27 de abril, os servidores da administração indireta fizeram uma paralisação de advertência. Sem uma resposta do governo Wilma de Faria para as reivindicações, a categoria começou o ciclo de assembléias nas autarquias. Também ontem os servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN (Ipern) se reuniram em assembléia para decidir sobre a adesão ou não, mas o veredicto ficou para uma nova assembléia, marcada para terça-feira, às 9h.  

“As discussões no Ipern ainda precisam ser melhor amadurecidas”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Aministração Direta e Indireta (Sinai), Santino Arruda. A expectativa dele é de que outras fundações, empresas e autarquias — órgãos da administração indireta do Governo do Estado — parem nas próximas semanas.

 De acordo com Santino  na próxima semana os servidores da Emater, Detran, Emparn, Fundação José Augusto e das secretarias do Estado onde estão lotados os servidores da Datanorte vão se reunir em assembléia para decidir sobre a adesão ao movimento grevista. Caso as autarquias entrem em greve — o que é muito provável —, Santino Arruda prevê um grande impacto. “ Acredito que começamos por uma das principais autarquias, a Fundac”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas