Servidores da saúde em greve ocuparam a sede da Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças (Seplan) reivindicando os salários da categoria. A ideia dos trabalhadores é permanecer nas dependências do órgão por tempo indeterminado. A informação é do diretor do Sindsaúde, Breno Abott.

Sindicato
Na tarde desta quarta-feira (22), membros do sindicato e da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Aduern) estiveram reunidos com representantes do governo estadual. De acordo com informações do líder sindical, a cúpula da administração estadual abandonou a audiência após saber da informação de que a Seplan estaria sendo ocupada pelos servidores.
Pelo governo estiveram presentes a chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e os secretários de administração e planejamento, Cristiano Feitosa Mendes e Gustavo Nogueira, respectivamente.
Breno Abott, revelou ainda que uma nova assembleia está programada para hoje à noite, na própria Seplan, onde os trabalhadores estão situados. Segundo ele, a greve deve continuar por tempo indeterminado.
Em contato com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE, Tatiana Mendes Cunha disse que o secretário Gustavo Nogueira, assim como os outros membros do governo, saíram da reunião após saberem que os servidores estavam danificando o patrimônio público na Seplan, por isso o cancelamento das tratativas.
Tatiana atestou que o governo segue trabalhando para colocar em dia a folha dos servidores e que medidas econômicas já estão sendo tomadas para sanar esse problema. Ela não revelou quais são as diretrizes desse projeto nem quando será a próxima reunião entre o governo e as entidades sindicais.
Greve
Os servidores estaduais iniciaram a greve no último dia 13 e desde então nenhuma solução foi apresentada pelo Governo e a promessa dos trabalhadores é de continuar o movimento de paralisação até que o poder executivo apresente propostas que agradem a categoria.
O Governador Robinson Faria esteve nesta quarta-feira (22) em Brasília para uma reunião convocada pelo presidente Michel Temer para apresentar o projeto da reforma da previdência, prevista para ser votada em dezembro deste ano.
O chefe do poder executivo local aproveitou o encontro para solicitar amparo financeiro para equilibrar as contas. O atraso no salário dos servidores estaduais vem sendo uma problemática recorrente no atual governo.
Robinson Faria revelou que o presidente vai conversar com a equipe técnica para discutir a liberação de recursos para o caixa do Rio Grande do Norte.
Em assembleia realizada à noite, não houve avanço nas negociações, já que o governo não lançou nenhuma proposta aos servidores. Por isso, os trabalhadores decidiram continuar ocupando a sede da Seplan.
Em assembleia realizada à noite, não houve avanço nas negociações, já que o governo não lançou nenhuma proposta aos servidores. Por isso, os trabalhadores decidiram continuar ocupando a sede da Seplan.