sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Servidores da Saúde entram em greve a partir do próximo dia 8

- Publicidade -

Fernando Domingo e Valdir Julião
repórteres

O Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) decidiu fazer nova greve a partir do próximo dia 8 de setembro. A decisão foi tomada em votação durante assembleia geral realizada na manhã de ontem, 29. As principais reivindicações da categoria são: manutenção da atual jornada de trabalho, a garantia de abastecimento dos hospitais e a garantia de repasses para a saúde pública.
Na manhã de ontem, cerca de 60 servidores participaram da assembleia e confirmaram a greve
“Decidimos pela paralisação devido à confirmação da portaria 321, do dia 22 de agosto, pois, não vamos aceitar este novo pacote. Tivemos uma reunião com o secretário e não houve acerto”, declarou Rosália Fernandes, diretora do Sindsáude/RN.  Cerca de 60 servidores participaram da assembleia. O Estado tem quase  15 mil servidores na rede pública de saúde.

#SAIBAMAIS#A portaria 321 diz respeito à carga horária de trabalho para o pessoal administrativo, que vinha trabalhando em plantões de 6 e 12 horas. O secretário Luiz Roberto Fonseca confirmou que a partir do próximo 1º de setembro os novos efeitos seriam aplicados.  O documento também altera o funcionamento dos plantões eventuais, diminuindo a possibilidade deste tipo de gratificação.

“A proposta da Sesap prejudica os profissionais. A partir de 1 setembro, trabalharemos 4h, folgamos duas e trabalhamos mais 4h. Porém, não haverá auxílio-alimentação e nem vale transporte. O trabalhador terá que tirar dinheiro do próprio bolso para bancar este intervalo. É inaceitável”, afirmou Rosália Fernandes.

Durante a assembleia, a diretoria do Sindsaúde também aprovou o calendário da paralisação. No dia 1º de setembro haverá ato para a entrega de compromissos com os candidatos ao governo do estado, seguido por  manifesto na sede da Unicat, no dia 3, e protesto em hospital, a ser definido, no dia 5.

Em relação à Unicat – Unidade Central de Agentes Terapêuticos – o Sindsaúde promoveu um manifesto em frente à sede do instituto na última quarta-feira, 27. Na quinta, a Sesap sinalizou que denunciaria a categoria ao Ministério Público Estadual, cobrando o ressarcimento dos prejuízos causados.

O Sindsaúde se defendeu das acusações e afirmou que apenas expôs a situação precária na qual os funcionários e a população enfrentam. “Não houve isso. O secretário tem que se preocupar em repor os medicamentos e organizar a saúde pública no Estado. São mais de 52 itens em falta nos hospitais”, declarou Rosália Fernandes. De acordo com o Sindsaúde, uma nova reunião com a Sesap já foi pedida junto ao MPE e ao TCE e deve ocorrer durante a próxima semana.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas