sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Servidores do Detran entram em greve

- Publicidade -

Parte dos servidores do Detran/RN está em greve. A paralisação estava programada desde a semana passada, quando os servidores anunciaram que iriam suspender o trabalho como forma de pressionar o Governo do Estado sobre reivindicações da categoria. Pela manhã desta segunda-feira (9), um grupo realizou mobilização em frente ao local.

Funcionários do Detran iniciam greve

Funcionários do Detran iniciam greve
Apesar da paralisação, o movimento foi tranquilo no órgão. Funcionários terceirizados e estagiários seguiam trabalhando e ainda não havia um balanço sobre a adesão dos demais servidores à paralisação. Serviços como renovação e entrega de habilitações, que são terceirizados, estão funcionando quase que normalmente. Já os serviços de registro de veículos e vistoria são os mais prejudicados em todo o Estado. No geral, todos os serviços são afetados, mas a maioria tem funcionamento pelo menos parcial.

As principais cobranças por parte dos servidores são a revogação do decreto 29007, que retira a autonomia financeira da autarquia, a realização de concurso público, o reajuste salarial, além do pagamento das três folhas em atraso devidas aos aposentados e pensionistas da categoria.

O Decreto n° 29007 determina que todos os recursos de empresas, fundações, órgãos estatais e autarquias sejam administrados pela Secretaria Estadual de Planejamento (Siplan) em uma espécie de super conta conjunta. Anteriormente o Detran tinha gestão autônoma, ou seja, os recursos eram geridos pela própria direção do Departamento, e não pelo Governo do Estado.

De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), Alexandre Guedes, o Detran tem crescido economicamente, porém a retirada da autonomia financeira da autarquia, provoca uma precarização do trabalho. “O Detran está caindo aos pedaços por conta dessa falta de autonomia, isso é um prejuízo não só para os servidores, como para a população” afirmou.

A coordenação do Detran não se posicionou sobre o caso até o momento. No entanto, os servidores tiveram discussão com o Governo do Estado onde uma proposta foi apresentada e será discutida na manhã desta terça-feira (10), durante assembleia da categoria. O conteúdo da proposta não foi exposto.

Na semana passada, o diretor de imprensa do SINAI-RN, disse que as negociações iniciaram no início do ano durante a Campanha Salarial, mas que até agora não avançaram, embora audiências tenham sido realizadas. “Fica difícil, nestas condições, a categoria suportar as adversidades que está enfrentando”, revelou o sindicalista.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas