quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Servidores municipais

- Publicidade -

Apesar de ter duplicado o número de vagas nas escolas do ensino fundamental nos últimos cinco anos, de ter ampliado os serviços de saúde e os programas sociais, a Prefeitura de Parnamirim é a que tem, proporcionalmente, o menor número de servidores entre os dez municípios com maior quadro de pessoal do Rio Grande do Norte. O município tem um funcionário para cada grupo de 55 habitantes, segundo pesquisa Munic-2005, divulgada na sexta-feira pelo IBGE. Em segundo lugar vem Natal, com um servidor para 54,1 habitantes. O ranking é liderado por Areia Branca, com a relação um para 16,6. São José do Mipibu, o terceiro colocado, apresenta uma curiosidade. O município tem apenas 598 servidores efetivos, mas 1.056 cargos comissionados e 55 sem vínculo permanente. Já Canguaretama tem o menor número de comissionados: apenas 10. O quadro de pessoal do município é completado por 1.226 celetistas, 116 estatutários e 85 sem vínculo permanente. Confira a relação.

Número de habitantes para cada servidor municipal

Areia Branca – 16,6

Canguaretama – 20,6

São José do  Mipibu – 22,9

São Gonçalo – 27,5

Ceará-Mirim – 27,8

Currais Novos – 30,4

Macaíba- 38,4

Mossoró46,9

Natal – 54,1

Parnamirim – 55,0

Outros números

A pesquisa mostra ainda que 148 municípios (88,6%) cobram o Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU), 111 taxa de poder de polícia, 98 taxa de iluminação pública e apenas 72 taxa de coleta de lixo. Vinte e quatro municípios não cobram qualquer taxa de seus moradores. A pesquisa apresentou uma agradável surpresa. Em 2005, quando o levantamento foi feito, existiam mais municípios com bibliotecas públicas do que com estádios de futebol ou ginásios poliesportivos. O número de FMs já supera o de AMs,  tendo em vista a disseminação das rádios comunitárias no interior.

Alegria

O advogado José Arno estava extremamente satisfeito, ontem, com o resultado do pleito da Ordem dos Advogados do Brasil que elegeu um de seus sócios – Paulo Eduardo Teixeira – para a presidência da entidade. Isso reforça a credibilidade de seu escritório, que tem ainda como sócios Adriana e Jorge Galvão. Paulo Eduardo obteve 47,26% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos); Erick Pereira ficou com 42,44% e Marcílio Mesquita 10,30%.

Tribunal

O conselheiro Tarcísio Costa disse um NÃO tão alto e tão premptório que ainda hoje ecoa além das paredes do Tribunal de Contas do Estado e da Governadoria. Tarcísio negou-se a participar de uma “maquinação política” para mudar as regras de indicações do TCE. Disse NÃO quando ofereceram-no a Presidência e um NÃO mais enfático ainda à oferta de indicar o próximo nome. Em honra do TCE.

PMDB

O PMDB/RN reúne suas bases nesta segunda-feira para discutir o apoio do partido ao governo do presidente Lula. Além dos integrantes do Diretório Regional estão sendo convidados os deputados atuais e os eleitos, prefeitos e vereadores. A reunião será em Candelária.

Derrota na OAB

A derrota do advogado Erick Pereira para a presidência da OAB/RN está sendo debitada na conta de Wilma. Erick foi advogado da campanha da coligação Vitória do Povo. Se Erick tivesse ganho, alguém tem dúvida de que a governadora contabilizaria como vitória sua?

Derrota na OAB (2)

A pesquisa eleitoral está no patamar mais raso no que toca à credibilidade perante a opinião pública. A Consult errou redondamente tanto no primeiro como no segundo da eleição para governador. E voltou a errar na eleição para a OAB, dando como certa, e por ampla maioria, a vitória de Erick.

Audiência

A Assembléia Legislativa realiza nesta segunda-feira, às 9h30, audiência pública para discutir as dívidas dos produtores rurais junto aos bancos oficiais.  A iniciativa da audiência pública é do deputado Nelter Queiroz.  Foram convidados representantes do Banco do Brasil, Bando do Nordeste, Tribunal de Justiça, OAB, Procuradoria Geral de Justiça, Igreja, Governo do Estado e a bancada federal do Rio Grande do Norte em Brasília.

Perigo à vista

Alguns secretários que botaram sangue pela boca na campanha da reeleição da governadora estão se documentando para a eventualidade de não permanecerem no secretariado. As máquinas xerox estão trabalhando em ritmo acelerado.  Alertada, a governadora mandou investigar a numeração das máquinas para saber em que ritmo elas estão trabalhando. Detalhe: o pessoal  está utilizando copiadoras profissionais.

Adalberto ou Damião?

O secretário Adalberto Pessoa parece que garantiu permanência como secretário de Infra-estrutura. Nos últimos dias ele vinha detectando o fortalecimento do nome de Damião Pita, atual secretário de Obras de Natal, que até churrasco fez para comemorar a vitória de Wilma. As denúncias de superfaturamento na compra de estais (cabos) para a ponte – R$ 14 milhões – queimam em chama alta nos bastidores da Governadoria. Pita iria para o DER.

 

 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas