sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Servidores protestam contra atraso na folha de pagamento

- Publicidade -

Servidores da administração estadual organizaram um protesto contra os atrasos nos pagamentos da folha salarial na manhã desta quinta-feira (28), em frente à Secretaria Estadual de Tributação. O movimento foi organizado pelo Fórum de Servidores Públicos Estaduais do RN, após o anúncio do Governo do Estado, realizado na última quarta-feira (27), de que a conclusão do pagamento da folha de agosto só seria realizada no dia 5 de outubro.

200 servidores estiveram em protesto ontem. Hoje, Seplan fará uma coletiva de imprensa

Cerca de 200 servidores estiveram em protesto ontem

Ao todo, cerca de 200 servidores se fizeram presentes no ato, no qual acusaram o governo de não priorizar o pagamento da folha salarial e expressaram preocupação a respeito do pagamento dos próximos meses, incluindo o 13º salário. O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindfern), Fernando Freitas, afirmou que os servidores aguardam respostas do Governo e demandam o estabelecimento e o cumprimento de um calendário de pagamento para a folha.

“A questão do atraso de quase dois meses no pagamento é inaceitável, e as pessoas estão pedindo respostas. Estamos vendo servidores com dificuldades graves causadas por esses atrasos do governo, para pagarem inclusive sua moradia, alimentação. É necessária uma resposta”, afirmou Freitas. O protesto contou com uma assembleia na qual foi estabelecida uma paralisação geral dos servidores para o próximo dia 10 de outubro.

A possibilidade de uma greve geral por tempo indeterminado também chegou a ser discutida, mas a dificuldade em manter uma greve mobilizada por tempo suficiente e com a adesão necessária para provocar um impacto descartaram temporariamente a proposição. “Queremos diálogo. Nossa intenção não é radicalizar o movimento, mas o que não dá é para todo mês ficarmos ouvindo as mesmas palavras do Governo, os mesmos discursos, mas não vermos uma ação efetiva no sentido de pagar a folha em dia”, completou Freitas.

Para eles, a frustração de receitas alegada pelo Estado não corresponde à realidade. Os servidores alegaram que o Fundo de Participação dos Estados teve aumento de 17,5% em 2017 em relação ao ano passado. “Que falta de receita é essa se a arrecadação própria, o ICSM, também tem subido? Nesse mês a Secretaria de Tributação está batendo o segundo maior recorde de arrecadação”, disse o presidente do Sindfern.

Até o momento, não há qualquer sinalização por parte do governo que aponte para o pagamento em dia das folhas seguintes. Procurada para comentar sobre o assunto, a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) afirmou que vai se pronunciar sobre o assunto nesta sexta-feira (30), em coletiva de imprensa.

Ao anunciar a data de 5 de outubro para a conclusão do pagamento, na última quarta-feira, o titular da Seplan, Gustavo Nogueira, afirmou que o Estado ainda está na busca do equilíbrio financeiro para colocar a folha em dia “Buscamos o equilíbrio financeiro e condições para colocar a folha de pagamento em dia e ampliar a capacidade de investimentos do Estado. Esta é uma determinação do governador Robinson Faria que perseguimos e fazemos todos os esforços para alcançar. Entretanto, também dependemos do crescimento econômico do país”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas