segunda-feira, 29 de abril, 2024
25.1 C
Natal
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Servidores realizam atos de protesto e trânsito terá bloqueios em Natal

- Publicidade -
Os servidores públicos do Rio Grande do Norte vão aderir à paralisação nacional contra a reforma da previdência nessa terça-feira (13). De acordo com representantes de sindicatos membros do Fórum de Servidores do Estado, além do ato nacional, marcado para acontecer às 15h em frente ao Midway, os servidores planejam fazer um ato em frente à Governadoria do Estado, a partir das 8h. Entre as reivindicações, estão a divulgação de um calendário de pagamento deste ano e uma solução para o pagamento dos salários em atraso, que correspondem aos meses de novembro, dezembro e décimo-terceiro de 2018.

Este ano, outros protestos foram realizados em Natal, acompanhando pauta nacional, contra o contingenciamento na educação


Este ano, outros protestos foram realizados em Natal, acompanhando
pauta nacional, contra o contingenciamento na educação

A presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Estado (Sinsp-RN), Janeayre Souto, destaca que o movimento cobra, também, um aumento de 16% nos salários dos servidores, além da realização de concursos públicos para diversas áreas que se encontram com déficit de profissionais. Ela citou, como exemplo, o fato de que o último concurso para nível médio no RN foi feito há 30 anos, o que vem contribuindo para o aumento de terceirizados no Estado, que já chega a 11 mil e compromete a arrecadação para a previdência estadual.

A questão do pagamento dos salários em atraso dos servidores do Estado permanece em impasse. O Governo contava com a antecipação da venda dos royalties de petróleo e gás para realizar o pagamento da dívida mas, a única proposta que foi apresentada estava com um valor abaixo do mínimo esperado pelo Estado.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern), Fernando Freitas, o Governo apresentou um aumento de cerca de R$ 100 milhões na sua arrecadação própria entre os meses de janeiro e julho de 2019 em relação ao ano anterior. O aumento, que corresponde a 5,6% do orçamento, no entanto, ainda não foi suficiente para que o Estado apresentasse uma solução para o pagamento dos servidores. De acordo com o presidente do sindicato, as soluções que foram propostas pelo Governo dependem de uma série de fatores para serem aprovadas, como a antecipação de receitas dos royalties.

Educação
Professores, servidores e estudantes da rede federal de ensino aderem à paralisação nacional em protesto contra as medidas de contingenciamento na educação nesta terça-feira (8). Em Natal, a mobilização acontece às 15h, no cruzamento entre as Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, próximo ao Shopping Midway Mall, na Zona Sul. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), após a concentração, a partir das 16h, o ato se desloca até a Árvore de Mirassol.

Em virtude da paralisação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fica a critério de cada departamento a suspensão das atividades, visto que o calendário acadêmico será mantido, assim como as atividades administrativas da reitoria. Assim como na UFRN, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), fica facultada a cada diretoria dos 21 campi a decisão da adesão ou não do ato.

De acordo com a Associação de Docentes Universitários do Rio Grande do Norte (ADURN Sindicato) a paralisação também é contra o projeto Futura-se, programa apresentado no mês de julho pelo Ministério da Educação que visa dar mais autonomia às instituições federais em decorrência ao contingenciamento de verbas. Além disso, a reforma da Previdência também é pauta do ato.

Trânsito
Em relação ao trânsito, a STTU informou que a partir das 14h, o cruzamento entre a avenida Salgado Filho e a avenida Almirante Alexandrino de Alencar vai estar interditado.

De acordo com o inspetor Carlos Eugênio, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), os agentes ainda não possuem informações se o ato vai sair em caminhada ou se ficará parado no cruzamento entre as avenidas Senador Salgado Filho e Bernardo Vieira. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) convocou dez equipes para para controlar o trânsito durante todo o percurso da manifestação, tendo como objetivo garantir a segurança dos manifestantes e dos motoristas que estiverem transitando pela rodovia, a partir do Complexo Quarto Centenário. Segundo a PRF, o trânsito sofrerá desvio do eixo principal para marginal, onde segue o fluxo normalmente. Ao fim do ato, próximo às 19h, o viaduto de Ponta Negra será interditado e rotas de desvio serão sinalizadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas