quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Sesap afirma que RN está em ‘estado de alerta’ contra Sarampo

- Publicidade -

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ainda não confirma oficialmente como sarampo o caso da criança de um ano e seis meses que está internada no Hospital Maria Alice Fernandes, na zona Norte de Natal. No entanto, a pasta reconhece que, segundo critérios do Ministério da Saúde, o RN está em “surto” da doença, condição atribuída após a confirmação de pelo menos um caso de sarampo – no final do mês passado, um homem de 54 anos teve a doença confirmada após ter frequentado o Sudeste do país.

Alessandra Lucchesi
Alessandra Lucchesi afirma que aguarda resultado de segundo teste para confirmação da doença em criança de um ano e seis meses

#SAIBAMAIS#De acordo com a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, a confirmação do segundo caso da doença ainda não pode ser feita, mesmo após o exame na criança ter detectado o anticorpo IgM específico para vírus do sarampo. Ela explica que o protocolo estipula outras etapas para a confirmação, como resultado positivo de uma análise de secreção da paciente, que é realizada em um instituto de excelência no RJ. Entre transporte, processamento e análise, o trâmite pode durar até 10 dias.

No último domingo, uma criança de Tibau do Sul, de um ano e seis meses foi internada no Hospital Maria Alice Fernandes com suspeita da doença. Após exames, o pré-diagnóstico foi feito nesta terça-feira. Cerca de 50 pessoas que tiveram contato com a criança receberam o bloqueio vacinal para evitar o contágio do vírus.

O panorama da doença no Estado contempla, além deste caso “provável” e da confirmação do adulto de 54 anos que foi obtida no final de julho, outros três casos “suspeitos”. Entre eles, está o pai da criança que aguarda a confirmação da doença. Além deles, uma mulher de 19 anos (Extremoz) e uma outra criança de seis anos (Macaíba) também estão sendo analisadas com suspeita da doença, embora a Sesap reconheça que os três casos já não apresentam mais os sintomas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas