Cookie Consent
Natal
Sesap distribuirá 30,4 mil doses de vacina contra covid
Publicado: 00:00:00 - 11/03/2021 Atualizado: 22:31:28 - 10/03/2021
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), distribuirá aos municípios do Rio Grande do Norte, a partir desta sexta-feira (12), mais um lote com 21.270 doses da vacina Coronavac para o atendimento parcial do grupo de pessoas de 75 a 79 anos, com a primeira dose. Além disso, também será enviada a segunda dose, referente à quarta remessa, do público de 80 anos a 84 anos, o que corresponde a 9.220 doses.

Adriano Abreu


A Sesap sugere que seja seguido o seguinte cronograma, de acordo com o nível de prioridade de vacinação: pessoas com 80 a 84 anos - de 08/03 a 16/03; pessoas com 75 a 79 anos - a partir de 15/03.

A Secretaria orienta ainda que os municípios busquem estratégias de ampliação do acesso (oferecendo a vacinação em Unidades Básicas de Saúde perto das casas/domicílios dos idosos, por exemplo) para esses públicos elencados, e só seguir para a próxima faixa etária (no cronograma) quando concluída a vacinação de todos os idosos do território da faixa etária em questão.

Caso seja identificado que algum idoso das "primeiras faixas" elencadas ainda não teve acesso à vacinação, esse deve ser priorizado em detrimento daquela faixa etária que esteja sendo vacinada naquele momento, levando em consideração sempre o risco e a vulnerabilidade das faixas etárias mais idosas e dos acamados.

Até o momento já foram vacinados no Rio Grande do Norte: os idosos institucionalizados; trabalhadores da saúde (atendido parcialmente); populações indígenas (atendido parcialmente); pessoas com 75 anos ou mais acamadas; ?pessoas com 90 anos ou mais;? pessoas com 85 a 89 anos;? e pessoas com 80 a 84 anos. De acordo com a plataforma RN+ Vacina, já foram vacinadas com a primeira dose 127.353 pessoas e, com a segunda dose, 44.006 pessoas em todo o Estado.

A Sesap também recomenda aos municípios que façam um levantamento do quantitativo de trabalhadores da linha de frente que ainda precisam se vacinar e, após consolidar as informações, encaminhar a lista, por meio de ofício à pasta estadual, que em seguida fará a validação e posterior envio das doses de acordo com o estoque da reserva técnica.

Centros 
A Prefeitura do Natal decidiu manter o funcionamento dos Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 aos finais de semana, conforme avaliação da demanda semanal dos casos na cidade feita pela Secretaria Municipal. No sábado (13) e domingo (14), os Centros instalados no Cemure, Ginásio Nélio Dias e Palácio dos Esportes vão atender a população com sintomas leves de infecção pelo coronavírus (febre, tosse, dor de cabeça, entre outros) das 8h às 16h, com triagem de enfermagem, consulta médica, dispensação de medicamentos e testagem swab com prescrição.

“Essa estratégia, a gente já vem adotando no Cemure conforme aumento na procura dos demais centros durante a semana, e tem dado muito certo. Ampliando esse acesso aos sábados e domingos é uma forma dos pacientes terem essa avaliação médica à disposição diariamente. Lembramos sempre que os centros são de atendimento médico e não exclusivamente de testagem", afirma George Antunes, secretário  de Saúde de Natal.

Os três centros Covid de Natal permanecem com estrutura funcionando de segunda a sexta-feira das 08h às 16h, em todos os dias úteis da semana.

Centros 
Zona Oeste - Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure)
Av. Coronel Estevam, 3897 - Nossa Sra. de Nazaré.

Zona Norte - Ginásio Nélio Dias
Av. Guararapes, s/n - Lagoa Azul.

Zona Leste - Palácio dos Esportes
Rua Trairi, 516 - Petrópolis.








Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte