sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Sesap estuda alternativas para leitos emergenciais no RN

- Publicidade -
Com o antigo Hospital Papi está sem condições imediatas de uso de acordo com um de seus compradores, o médico Luiz Roberto Fonseca, da direção do Hospital Rio Grande, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) estuda outras possibilidades para ampliação de leitos de retaguarda para uma eventual necessidade de agravamento de casos de coronavírus no RN. Dois locais analisados são a estrutura da Arena das Dunas, zona Sul, e um hospital que está fechado na capital, não revelado pelo secretário Cipriano Maia.
Cipriano Maia, médico e secretário estadual de saúde
#SAIBAMAIS#“O Papi está requisitado, o Governo do Estado vai tomar essa decisão num momento oportuno, mas temos uma avaliação de que realmente as condições estruturais exigiriam uma obra de maior fôlego e então vamos tomar essa decisão nos próximos dias”, disse Cipriano Maia à TRIBUNA DO NORTE. 
O diretor do Hospital Rio Grande, Luiz Roberto Fonseca, já havia antecipado em entrevista à Jovem Pan News Natal que a reforma demandaria pelo menos quatro meses e um custo inicial estimado de R$ 5 milhões. Vale lembrar que o Papi foi comprado recentemente numa decisão judicial pelo Hospital Rio Grande, por R$ 18,9 milhões. Com 2.860m² e capacidade para 150 leitos, o Papi foi requisitado pela Governadora Fátima Bezerra no final de semana para leitos de retaguarda em face dos casos de coronavírus. O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, já avalia outras alternativas.
“Estamos analisando e temos várias possibilidades. Tanto a implantação de leitos na Arena das Dunas, estamos delineando projetos e avaliando custos. Segunda opção é o arrendamento temporário de um hospital privado, que está em condições, de ser contratado para implementação de novos leitos. Tudo isso vai ser analisado numa ideia de progressividade. Primeiro estágio é de implementarmos os leitos dos hospitais públicos que já temos” explica Cipriano.
Os leitos que o secretário se refere são os 134 leitos, sendo 61 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 73 de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) em dez hospitais espalhados pelo Estado. A Sesap também estuda a contratação de leitos privados. Ao todo, segundo ele, esses dois locais poderiam abrigar, juntos, um quantitativo de até 140 leitos. Seriam 60 na Arena das Dunas e de 60 a 80 neste hospital privado, localizado na zona Leste.
“Diferentemente do Papi, nós vimos que está em condições de uso. Só a gente fechar o entendimento e contratos. É um hospital privado que tem condições de funcionar de 70 a 80 leitos”, completou Cipriano. 
Além desses locais, as cidades da Grande Natal também articulam um plano de expansão de seus respectivos hospitais municipais.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas