quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Sesap faz segundo mutirão de cirurgias ortopédicas para desafogar hospitais regionais

- Publicidade -
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta quinta-feira (28) que vai retomar o mutirão para cirurgias ortopédicas esta semana. Esta é a segunda vez neste ano que o Estado adota esse tipo de medida emergencial para desafogar os hospitais regionais Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal, Deoclécio Marques, em Parnamirim, e o Tarcísio Maia, em Mossoró.

Os pacientes começaram a ser tranferidos na manhã de hoje. Segundo a Sesap, seis pacientes que estavam com fratura de fêmur no HMWG foram encaminhados ao Hospital Memorial em Natal e mais quatro serão transferidos hoje a tarde. A previsão é de que amanhã mais 10 pacientes sejam levados ao HMWG.

Os pacientes são transferidos para os hospitais conveniados. O contrato da secretaria foi renovado com a Clínica Paulo Gurgel, com o Hospital Memorial e o Médico Cirúrgico. O período da nova contratação será de 90 dias, de acordo com a Lei 8.666/93, quando serão realizados procedimentos cirúrgicos de trauma-ortopedia de média e alta complexidade.

De acordo com a Sesap, será um investimento de cerca de 1.078.000,00 milhão de reais, que são oriundos do Orçamento Geral do Estado (OGE) e de recursos federais do Sistema Único da Saúde (SUS).

O primeiro mutirão aconteceu no período de agosto a outubro e em apenas dois meses chegou a atender mais de 300 pessoas, conseguindo zerar a fila inicial de espera antes do prazo previsto de três meses.

Para o secretário Luiz Roberto Fonseca, o mutirão realizado nos meses de agosto e setembro ocorreu conforme o planejado e a execução desta ação garantiu uma diminuição da quantidade de pessoas nos corredores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas