sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Sesap fecha o Hospital Dia

- Publicidade -

TRANSFERÊNCIA - Os 25 pacientes com trastornos mentais serão remanejados para os Centros de Aperfeiçoamento (Caps)O secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti, anunciou oficialmente o fechamento do Hospital Dia, que funciona ao lado do João Machado. No lugar dos 25 pacientes com transtornos mentais, serão tratados dependentes de drogas e alcoólatras, em uma unidade de desintoxicação que será implantada no local. Os pacientes do Hospital Dia serão remanejados para os Centros de Aperfeiçoamento (Caps). As mudanças devem ocorrer a partir de fevereiro de 2007.

A finalidade de tratar pacientes com transtornos mentais em Caps, é fazer parte nacional de atendimento às pessoas com esse tipo de problemas. O principal objetivo desses centros de atendimento é gerar a inclusão social dessas pessoas e trazer visibilidade dos procedimentos para a saúde mental. O Hospital Dia funcionou como um precursor dos Caps, de acordo com a coordenadora estadual do programa de saúde mental, Liege Uchôa. “O Hospital Dia é a pré-história dos Caps”, disse.

Ela explicou que o Rio Grande do Norte é o único Estado do Brasil que procura criar indicadores de saúde mental. Isso é avaliado na atenção básica, dada ao paciente quando é feita uma avaliação com base no consumo de álcool, tranqüilizantes e acompanhamento dos Caps. Mas Liege Uchôa esclareceu que inicialmente, esse procedimento pode dar certo ou não. “É uma aposta”.

Os pacientes do Hospital Dia serão encaminhados para os seis Caps espalhados por Natal. Lá poderão dar continuidade ao tratamento. “O perfil do paciente do Dia é diferente. São pessoas que podem ir e vir sozinhas”, afirmou a diretora técnica do João Machado, que divide a administração com o Hospital Dia. Por isso, são pacientes que não precisam permanecer internados.

Os Centros de Aperfeiçoamento (Caps) são unidades de responsabilidade do município, mas os recursos para manutenção são disponibilizados pelo Governo Federal. Liege Uchôa disse que o interior do Rio Grande do Norte já conta com 26 unidades e outras 32 cidades estão aptas a receber os Caps – tem mais de 20 mil habitantes. A política nacional de atendimento aos pacientes com transtornos mentais, de acordo com a coordenadora estadual, prevê a diminuição de internações. “Está diminuindo o número de pacientes moradores em hospitais psiquiátricos”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas