quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Sesap orienta quem trabalha exposto ao sol

- Publicidade -
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), atua durante todo o ano em ações de conscientização e prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, com a chegada do verão.

Pessoas que trabalham nas praias devem se proteger


Pessoas que trabalham nas praias devem se proteger

Com as temperaturas elevadas, as pessoas que trabalham expostas ao sol acabam ficando mais desprotegidas contra os raios ultravioleta e precisam ter preocupação maior com as doenças de pele. De acordo com o Cerest, cerca de 60% da população ainda não tem o hábito de se proteger diariamente e adequadamente.

Os trabalhadores que ficam expostos ao sol (pescadores, ambulantes, carteiros, catadores, garis, entre outros) a curto prazo correm o risco de terem queimaduras e fotossensibilização, ou seja, desencadearem algumas doenças como o lúpus. E a longo prazo o maior risco é o câncer de pele.

Deste modo, o Cerest orienta que, se possível, evitar os horários de temperaturas mais altas, beber muita água, se proteger do sol com filtro solar e também com chapéus, óculos escuros e roupas leves que cubram a maior parte do corpo.

“É importante que os trabalhadores saibam que as empresas tem um papel fundamental na prevenção das doenças de pele e deveriam incluir esse tema nas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPATs) e oferecer esclarecimentos para os funcionários. Por lei, elas devem fornecer equipamentos de proteção individual aos seus funcionários. Isso inclui roupas e protetores solares”, explicou Kelly Kattiucci Maia, subcoordenadora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Além de doenças como lúpus e câncer de pele, a incidência de algumas doenças como as infecções fúngicas (micoses) e bacterianas da pele é mais frequente nessa época, devido ao aumento da temperatura e da transpiração.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas