Sesap paga atrasado e coleta hospitalar é retomada

Publicação: 2019-10-10 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A coleta de lixo hospitalar foi retomada nesta quarta-feira (9), nos hospitais da rede pública estadual, após a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) realizar o pagamento em atraso à empresa Stericycle, responsável pelo serviço. O recolhimento do lixo hospitalar foi paralisado no final do mês de setembro por conta de um atraso de dois meses no repasse para a Stericycle. A expectativa da Sesap é que a coleta seja normalizada até a próxima sexta-feira (11).

No hospital Walfredo Gurgel, maior hospital da rede estadual, coleta foi retomada ao meio-dia de ontem
No hospital Walfredo Gurgel, maior hospital da rede estadual, coleta foi retomada ao meio-dia de ontem

De acordo com a Sesap o valor pago à empresa responsável pela coleta do lixo hospitalar é de R$502 mil. O repasse foi realizado na última segunda-feira (7). Segundo o secretário adjunto de Saúde do Estado, Petrônio Spinelli, a Sesap está trabalhando para que não aconteçam novos atrasos. “O pagamento foi da ordem de R$ 400 mil e a coleta deverá ser normalizada. Com a planificação do fluxo financeiro, a expectativa da Sesap é de que esses pagamentos sejam realizados dentro do prazo estipulado” informou.

No maior hospital da rede estadual, o Walfredo Gurgel, a situação está sendo normalizada aos poucos. A assessoria de comunicação informou que a coleta foi retomada por volta do meio-dia desta quarta-feira, e espera-se que todos os resíduos acumulados durante a paralisação sejam retirados até o final da quinta-feira (10).

O lixo hospitalar estava acumulado nas unidades de saúde do Estado desde o dia 30 de setembro. Por conta desse grande volume, a Sesap acredita que a normalização da coleta será até a sexta-feira (11). Ainda segundo a Sesap, durante o período de paralisação da coleta o lixo infectante estava sendo “acondicionado de forma alternativa”, enquanto o lixo comum era recolhido normalmente.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários