sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Sesap reabre maternidade em Ceará-Mirim

- Publicidade -
A maternidade do Hospital Dr. Percílio Alves, em Ceará-Mirim, retomou o atendimento dos serviços obstétricos na região do Mato Grande no início desta semana. A retomada se deu graças a um acordo firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim, garantindo o aumento do repasse realizado pela gestão estadual e a operacionalização do serviço obstetrício que estava paralisado e atende mais de 20 cidades da região.
Na reunião realizada no dia 15 de fevereiro pela Sesap, Governo do Estado e Prefeitura de Ceará-Mirim ficou pactuado que o valor original de R$ 600 mil aumentasse para R$ 870 mil, a fim de manter o funcionamento do serviço. Nesse sentido, a atualização do termo de cooperação e plano de trabalho garantiu a manutenção da atenção obstétrica para toda população da 3ª Regional de Saúde, ofertada no Hospital Dr. Percílio Alves, em Ceará-Mirim.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, “o Governo do Estado mantém seu compromisso com o fortalecimento da regionalização e garante a atenção mais próxima de onde a população reside e temos mais um ganho que justifica o aumento dos valores que é a oferta do pré-natal de alto risco na região, a partir de 1º de março de forma regulada e pactuada”. 
A consolidação desse processo iniciou-se em 2019, com o fortalecimento da regionalização da saúde, garantindo serviços dentro da região para as principais necessidades.
A retomada dos atendimentos obstétricos em Ceará-Mirim é somada à oferta da urgência e emergência e à realização de cirurgias eletivas no Hospital Regional Josefa Alves Godeiro, em João Câmara, representando uma melhoria nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a rede de atenção à saúde na região do Mato Grande. 
“Dessa forma, com negociação, pactuação e compromissos, vamos avançando na estruturação do SUS, melhorando a qualidade da atenção. Esse é o compromisso da Sesap, dos municípios e da governadora Fátima Bezerra em melhorar e qualificar a oferta dos serviços de saúde em todas as regiões do estado”, destacou Cipriano Maia.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas