terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Sesap recebe novo lote de vacinas da CoronaVac e AstraZeneca

- Publicidade -
Felipe Salustino
Repórter
O Rio Grande do Norte recebe nesta quinta-feira (13), ao fim da tarde, mais um lote de vacinas. De acordo com a indicação do Ministério da Saúde, serão entregues à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) 89.550 doses, sendo 33.800 unidades da Coronavac/Butantan e 55.750 imunizantes da Astrazeneca/Fiocruz.
Secretaria Municipal de Saúde de Natal espera receber mais doses da CoronaVac para regularizar aplicação da segunda dose na capital
As doses da Coronavac serão voltadas em sua totalidade para atender a vacinação atrasada dos potiguares que aguardam a 2ª dose. A Sesap enviará uma orientação aos municípios para completar o esquema vacinal. Este é o primeiro de dois lotes de Coronavac aguardados, a partir da articulação feita pelo Governo junto ao Ministério da Saúde, incluindo contatos direitos da governadora Fátima Bezerra. 
Até a manhã desta quarta-feira (12), cerca de 75 mil potiguares ainda esperavam a 2ª dose da Coronavac.
O lote de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, segundo indicação do Ministério da Saúde, também é destinado para atender quem tomou a primeira vacina há cerca de 90 dias.
Com esses novos lotes, o RN chega a 1,25 milhão de doses recebidas, somando os imunizantes da Coronavac/Butantan, da Astrazeneca/Fiocruz e da Pfizer.
Decisão
A Prefeitura do Natal irá seguir a decisão da Justiça Federal, que determinou a regularização do esquema vacinal para quem está com a segunda dose da CoronaVac/Butantan em atraso. A determinação é do juiz Janilson Bezerra Siqueira, da 4ª Vara Federal de Natal e estabelece, entre outras medidas, que o Município realize exclusivamente a aplicação de segundas doses (D2) da Coronavac até que atinja, no mínimo, 85% da cobertura de vacinação em atraso.
Na capital, 32.687 pessoas estão com a D2 atrasada, conforme o último levantamento da Sesap/RN, divulgado na terça-feira (11).
Para a regularização do esquema vacinal em todo o Rio Grande, a Justiça determinou que o Ministério da Saúde envie as 87.098 doses da CoronaVac necessárias para finalizar o calendário em atraso. Na semana passada, o MS enviou 15 mil unidades da vacina. 
A Sesap informou à TRIBUNA DO NORTE que, na terça-feira (11), 155 municípios potiguares haviam atualizado os dados sobre o calendário de imunização. Os números gerais mais recentes são parciais, portanto, e dão conta de que 75.944 pessoas em todo o Estado estão à espera da CoronaVac para receber a segunda dose. 
Para Natal, o documento da Justiça Federal determina, como medida para a regularização do esquema vacinal, que o Município se abstenha de aplicar doses destinadas à D2 como D1. Também não pode haver oferta da segunda dose antes da completude do ciclo vacinal para a CoronaVac – que é de quatro semanas – “sem a segurança de que não haverá prejuízo ao ciclo completo de imunização de quem já recebeu a primeira dose anteriormente”.
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) informou que adotará todas as determinações da Justiça. “O que está na decisão judicial já foi admitido pelo secretário George Antunes (titular da SMS/Natal). A Secretaria ajudou a embasar o pedido feito pelo Estado, de que o Ministério da Saúde enviasse apenas a CoronaVac para as unidade federativas que estivessem com a D2 atrasada. A meta da SMS/Natal é ir além dos 85% determinados na decisão e chegar aos 100% de regularização do calendário vacinal”, esclareceu a pasta municipal.
Juiz federal atendeu pleito conjunto de MPs
Na terça-feira (11), o juiz Janilson Bezerra Siqueira, da 4ª Vara Federal de Natal atendeu, por meio de uma liminar, pedido dos Ministério Público Federal (MPF), do Trabalho (MPT),  do Estado do (MPRN) e Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN) para regularização da D2 em todo o RN.
“Não há dúvidas de que um número expressivo de cidadãos potiguares está com o esquema vacinal incompleto e com prazo superior ao estabelecido pelo fabricante para a aplicação de D2, com relação ao imunizante Coronavac”, destaca a liminar, que diz observar falhas no calendário de vacinação no RN com o imunizante em questão.
Segundo a decisão judicial, “o cumprimento do esquema parece ter sido falho, não se convergindo quanto ao seu eventual causador, sendo a orientação atual do Ministério da Saúde que se observe o prazo máximo de quatro semanas para a aplicação da segunda dose da Coronavac”. O documento menciona que o Ministério da Saúde já havia prestado informações sobre o Programa Nacional de Imunização (PNI) em uma audiência de conciliação no dia 7 de maio, bem como havia se comprometido “a examinar as possibilidades de atendimento do pleito”.
A liminar descreve também que a falta de doses para a conclusão do esquema vacinal “não pode ser admitida” e relata que o Ministério da Saúde confirmou, na audiência, que até o próximo dia 15 receberá um total de 4 milhões de unidades da CoronaVac para repassar aos Estados. Assim, o Rio Grande do Norte deve receber 34,2 mil doses ainda nesta semana e mais 35 mil, na próxima, totalizando 69,2 mil doses para a conclusão do calendário vacinal em atraso, conforme relata a decisão judicial.
Os novos números deixarão o Estado bem próximo de solucionar o déficit de doses, já que o RN recebeu, na semana passada, 15 mil unidades da CoronaVac para uso exclusivo na D2. 
Desse modo, até a semana que vem, o Estado passará a contabilizar 84,2 mil doses da CoronaVac, sendo necessárias outras 2.989 unidades do imunizante para completar o esquema em atraso, conforme decisão. Neste caso, ela determina que as doses faltantes venham de Estados onde o calendário vacinal está atualizado. Isso deve ser feito por meio de remanejamento: o RN deverá repassar ao Estado que enviar as 2.898 doses da CoronaVac o mesmo quantitativo da Pfizer, desde que não haja prejuízo para nenhuma das unidades federativas envolvidas.
Na terça-feira, a Sesap recebeu 18.720 doses da Pfizer para a  D1 em pessoas com comorbidades e com faixa etária de acordo com o calendário do Ministério da Saúde. A liminar  determina que esse quantitativo pode ser substituído parcial (por meio do remanejamento de 2.989 doses) ou total.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas