quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Sesap reitera apelo para pais vacinarem filhos

- Publicidade -
O Rio Grande do Norte não bateu a meta de vacinação c contra a poliomielite. Conforme dados da Sesap/RN, 51,05% do público alvo foi vacinado, o que corresponde a 96.862 crianças na faixa etária definida pelo Ministério da Saúde. A meta do Estado é vacinar 189.732 crianças e a Sesap informou à TRIBUNA DO NORTE que não há registro de falta de doses no estoque da pasta. O Ministério da Saúde, inclusive, sempre envia um quantitativo 30% maior, para eventuais necessidades e doses que possam se perder.
Na avaliação de Iracy Nestor Souza, técnica do Programa de Imunização da Sesap/RN, embora a poliomielite não registre casos no Brasil desde 1990, os números do Estado preocupam e a pasta tenta combater a desinformação. Mesmo sem os registros da doença, ela comentou que é importante se vacinar para evitar que doenças ressurjam como aconteceu com o sarampo. O RN passou 19 anos sem registros do sarampo, mas um caso foi registrado ano passado.
“É um percentual muito baixo, preocupante, é tanto que já decidimos prorrogar a campanha até o dia 30 de novembro. Vamos comunicar aos municípios e trabalhar com as regionais para melhorar e chegar essa meta, que é de 95% das crianças imunizadas”, disse Iracy Nestor de Souza em relação aos números da vacinação contra a poliomielite no Estado.
Meta atingida
Apenas 11 cidades do Rio Grande do Norte bateram as metas de vacinação contra a poliomielite. São elas: Frutuoso Gomes, Taipu, Lagoa de Velhos, Venha Ver, Serrinha, Martins, Parazinho, Pilões, Passagem, São Bento do Trairi e Viçosa. A característica em comum dessas cidades é  número reduzido de habitantes, quase todas elas com menos de 10 mil moradores. Apenas Taipu possui quantitativo maior.
Nos cinco primeiros municípios citados, os índices de cobertura vacinal ultrapassaram os 100%. Nesses casos, um dos fatores que podem explicar essas coberturas extrapoladas são crianças residentes em outras cidades que se vacinam nesses municípios, seja por questões de viagem, mudanças recentes, entre outros fatores. A gestora Iracy Nestor comentou que a Sesap irá entrar em contato com esses municípios para saber os motivos desses índices terem ultrapassado os 100%.
Sarampo
O Rio Grande do Norte vacinou, até o momento, cerca de 125,7 mil pessoas contra o sarampo na faixa etária de 20 a 49 anos, o que corresponde a 8,3% do público-alvo, que é de 1,5 milhão de pessoas em todo o estado. A mobilização nacional contra o sarampo terminou na sexta-feira (30). Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde apontam que, desde o início da ação (16/3) até o dia 29 de outubro, foram vacinadas 11,7 milhões de pessoas nessa faixa etária em todo o país, o que corresponde a 13% do público-alvo.
 O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas