Sesap retoma programa de tratamento fora do RN

Publicação: 2019-06-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) retomou, ontem, o agendamento para viagens de pacientes e acompanhantes através do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que no Rio Grande do Norte atende aproximadamente 3 mil pessoas, com recursos federais. O serviço estava suspenso desde abril em função da necessidade de auditoria nos contratos com a agência que emitia passagens aéreas necessárias ao deslocamento para alguns estados. Somente os casos mais urgentes estavam sendo atendidos.

A coordenadora do TFD no Estado, Telma Praxedes, destaca a importância do programa que tem orçamento de R$ 4,4 milhões este ano e atende pacientes com necessidade de tratamento de enfermidades para as quais o Estado não dispõe de condições — profissionais e tecnológica —, sejam próprias ou mesmo particular com possibilidade de contratação local.

Segundo Telma Praxedes, apesar do transtorno com a paralisação desse programa, não havia outra forma porque se depararam com algumas inconformidades no contrato com a empresa e que precisavam ser revistas. Um problema, detectado em auditoria de rotina, mas que não poderia deixar passar com o álibi de não interromper a assistência. Do total de pacientes, 30% são transplantados de fígado.

Durante a paralisação o programa continuou disponibilizando acesso à logística de tratamento àqueles cujo tratamento era feito em estados vizinhos.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários