Cookie Consent
Natal
Sesap vai regular porta de entrada do Walfredo Gurgel
Publicado: 00:00:00 - 22/07/2021 Atualizado: 23:05:28 - 21/07/2021
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) planeja reformular a porta de entrada do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de emergência hospitalar do estado, a partir de setembro. Com a mudança, a estrutura vai restringir atendimentos para os casos de trauma-ortopedia e serviços de alta complexidade.

Magnus Nascimento
Intenção da Secretaria de Saúde é evitar entrada de pacientes com perfil distinto do Hospital

Intenção da Secretaria de Saúde é evitar entrada de pacientes com perfil distinto do Hospital


Segundo a Sesap, em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira (21), a urgência vai receber apenas casos com a indicação médica. A estrutura regulada, avalia a secretaria, vai impedir a entrada de pacientes que não sejam politraumatizados ou não possuam condição de saúde que demanda atendimento de urgência.

De acordo com a Sesap, a sobrecarga da unidade é reflexo da busca direta do serviço pela população e também dos encaminhamentos de pacientes dos municípios, muitas vezes de casos de baixa complexidade. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, serão contemplados pelo planejamento "todos os serviços regulados. Se for o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), deve ser regulado. Se for encaminhado de hospitais ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA), precisa de regulação, e etc”. A “Área Covid” do hospital não pode ser desativada neste momento para dar espaço a outras patologias, devido à existência de pacientes com essa necessidade na unidade, o que requer isolamento e acomodação de acordo com os protocolos covid-19. 

Além disso, segundo a secretária adjunta, Maura Sobreira, unidades regionais e da capital atenderão outras demandas. "As unidades regionais de saúde e os serviços de urgência e emergência de Natal deverão atender demandas que não dizem respeito à traumato-ortopedia, que será a linha utilizada pelo Hospital Walfredo Gurgel", disse a secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira.

Com a alteração, o Walfredo Gurgel passará a atender, de forma exclusiva, cirurgias de alta complexidade, neurocirurgia, neurologia, traumatologia, cirurgia vascular, nefrologia, setor de queimados, cardiologia, agravos clínicos, entre outras especialidades voltadas para a alta complexidade.

A partir da mudança, em setembro, os pacientes que procurarem de forma espontânea o hospital serão orientados a procurar uma unidade mais básica, como as UPAs.

Segundo a Sesap, o maior hospital de Natal atua diariamente com sobrecarga no atendimento. O problema é reflexo da busca direta do serviço pela população e também dos encaminhamentos de baixa complexidade oriundos de outros municípios.

Para resolver esta questão, a Sesap está atuando junto às unidades regionais e ao próprio município de Natal, para que os serviços municipais possam atender às demandas de menor complexidade, desafogando assim o HMWG.





Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte