quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Sesed espera receber 277 câmeras

- Publicidade -

Se por um lado a Sesed enfrenta dificuldades para assegurar os benefícios do Programa Brasil Mais Seguro, por outro os alardeados legados da Copa do Mundo em Natal começam, timidamente, a surgir. A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, viabilizou o treinamento de policiais civis, militares, rodoviários federais e bombeiros. Além disso, equipamentos modernos de monitoramento e vigilância já chegaram à capital.
Centros Integrados de Comando e Controle Móvel que chegaram ao RN foram incorporados à frota da PM e têm tecnologia que independe do sinal 3G ou 4G
Uma das primeiras ações da Sesge foi a implantação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/RN). O espaço funciona no prédio da Escola de Governo – no Centro Administrativo – e será o “cérebro” da segurança pública durante a Copa. Apesar de construído devido ao evento esportivo, o projeto também faz parte do “Brasil Mais Seguro”. Apesar de já estar em operação, o espaço nunca foi inaugurado.

Há um razão para o Governo preferir não jogar holofotes na estrutura. O espaço ainda não pertence ao Estado. No entanto, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) funciona lá desde que o antigo prédio do órgão foi condenado pelo Corpo de Bombeiros. A situação é essa: o CICCR/RN foi entregue, mas a estrutura existente pertence ao Ciosp. “Estamos aqui, mas na verdade esse espaço é do Governo Federal”, explica major Fontes, gerente operacional do Ciosp.
#SAIBAMAIS#
Por enquanto, o Centro faz a captação de imagens de 23 câmeras de monitoramento existentes na cidade. Até a Copa, espera-se que esse número suba para 300. A vinda dos equipamentos é uma das metas do Programa Brasil Mais Seguro. “A expectativa é de que os primeiros equipamentos – cerca de 30 – cheguem ainda em janeiro. Depois, chegam mais 40. Outras 64 serão instaladas nas áreas comerciais da cidade”, explica major Emiliano, coordenador do setor de tecnologia da informação (TI) da Sesed.

Outros equipamentos chegaram e já fazem parte da frota de viatura da Polícia Militar. Dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCMs) estão estacionados no pátio da Academia de Polícia. Um deles já foi usado durante o Carnatal. Um outro equipamento chegou há menos de quinze dias à Natal. Trata-se da primeira Plataforma de Observação Elevada (POE) no Estado.
Plataforma de Observação Elevada vai ajudar a fazer o monitoramento de pessoas durante os eventos da Copa do Mundo
O veículo está estacionado por trás da Escola de Governo e ainda não foi utilizado pois falta da documentação necessária de transferência para o Estado. “Estamos trabalhando nisso. Acredito que, nos próximos 15 dias, tudo estará pronto”, afirma major Emiliano. Espera-se que, antes da Copa, uma nova POE seja encaminhada à PM/RN.

Os três equipamentos existentes vão auxiliar os policiais no controle e observação dos aglomerados de pessoas. Um CICCM ficará nas proximidades da Arena das Dunas; o outro será estacionado no Centro de Convenções – onde vai ocorrer o Fifa Fan Fest. Ainda não há uma localização exata para a POE, mas é possível que o equipamento seja instalado na Praia do Meio, por exemplo.

“Isso vai depender da movimentação das pessoas. Como é móvel, podemos levar aonde for preciso”, esclarece Emiliano. A tecnologia utilizada nos equipamentos, segundo o major, independe do sinal 3G ou 4G. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas