quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Sete obras com novo selo

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Sete lançamentos numa noite só. Assim promete a editora Bagaço, de Pernambuco, que apresenta em Natal a coleção Letra Viva Potiguar, uma seleta diversificada de autores do Rio Grande do Norte. O evento acontece em parceria com a Academia Norte-Riograndense de Letras (ANRL), na quarta-feira (28), a partir das 19h, na sede da Academia (Petrópolis).

Editora Bagaço, de Pernambuco, investe na reedição de sete autores potiguares de ficção


Editora Bagaço, de Pernambuco, investe na reedição de sete autores potiguares de ficção

Com mais de 30 anos no mercado editorial, a Bagaço tem se destacado pelo trabalho em cima da produção literária nordestina, principal foco da empresa. E foi com o objetivo de ampliar o panorama da ficção regional que a editora se aproximou de autores potiguares para apresentar um recorte significativo da literatura do estado. Editando e reeditando obras em conto, crônica e teatro, de autores com estilos bem distintos entre si. Os escritores selecionados são Bartolomeu Correia de Melo, Eulício Farias de Lacerda, Manoel Marques Filho, Manoel Onofre Jr., Tarcísio Gurgel, Violante Pimentel e Nelson Patriota.

“Estamos sempre em contato com que está sendo produzido nos estados do Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte. Por exemplo, a gente já publica os livros do Bartolomeu Correia de Melo. Para essa coleção, conversamos com alguns autores que consideramos importantes e agora vamos promover esse lançamento em Natal. Vai ser um evento bem bacana”, conta uma das sócias da Bagaço, Inez Koury. Ela explica que a ideia da coleção e valorizar autores do Nordeste na região. “Quem fala da sua casa fala do mundo”.

A coleção lança três reedições. São elas “O dia em que a coluna passou”, de Eulício Farias de Lacerda, que ganha sua 2ª edição; “Chão do Simples”, de Manuel Onofre Jr, que vai para a quarta edição; e “Nos contornos do Rio Potengi”, de Manoel Marques Filho, cuja primeira publicação foi de 2013. Segundo a apresentação da obra de Manoel Marques, seus textos “possuem todos os ingredientes preconizados pelo mestre Graciliano Ramos, que tinha pavor ao uso excessivo de adjetivos. A prosa de Manoel é substantiva. Seus personagens quase sempre são pessoas que vivem no limite”.

Outro destaque da coleção é a publicação de “Chuva de bala no país de Mossoró”, texto dramaturgo de Tarcísio Gurgel que há mais de 10 anos é encenado durante o São João de Mossoró. Também integram o lançamento coletivo o livro de contos “Prelúdio para um Cavaleiro da Mancha”, de Nelson Patriota, e “Cenas do Caminho”, da escritora Violante Pimentel. Segundo o texto de apresentação de “Cenas do Caminho”, a obra traz como temas traições, as mesas de bar, os amores, angústias e dores. “A autora usa e abusa de heróis, anônimos ou não, num contexto de pessoas simples e figuras com as quais nos deparamos todos os dias. São casos diversos, hilários ou tristes, extraídos da realidade”, diz a apresentação.

Completa a Coleção Letra Viva Potiguar o livro de contos “Tempo de Estória”, de Bartolomeu Correia de Melo. A obra reúne 20 narrativas curtas, sendo 15 inéditas. Conforme a orelha do livro, assinada por Nelson Patriota, “quem já incursionou pelas veredas narrativas de Bartolomeu sabe que ele, como o severo latino que inspirou o ditado ‘castigat ridendo moris’ (castiga rindo os costumes), também critica os costumes com reservas inesgotáveis de bom humor”. Além do lançamento, todos os livros estarão disponíveis para compra no site da editora.

Serviço
Lançamento da Coleção Letra Viva Potiguar, da Editora Bagaço

Dia 28 de novembro, às 19h

Academia Norte-Riograndense de Letras (Rua Mipibu, 443 – Petrópolis)
Obras com Selo Bagaço
“Tempo de Estória”, de Bartolomeu Correia de Melo

“Chão do Simples”, de Manuel Onofre Jr

“O dia em que a coluna passou”, de Eulício Farias de Lacerda

“Nos contornos do Rio Potengi”, de Manoel Marques Filho

“Chuva de bala no país de Mossoró”, de Tarcísio Gurgel

“Prelúdio para um Cavaleiro da Mancha”, de Nelson Patriota

“Cenas do Caminho”, de Violante Pimentel

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas