domingo, 5 de maio, 2024
32.1 C
Natal
domingo, 5 de maio, 2024

Setor de plantas pode crescer

- Publicidade -

Cleonildo Mello – da Agência Sebrae RN

As empresas produtoras de plantas ornamentais de corte e envasadas – como bastões imperiais, helicônias, alpíneas e folhagens tropicais, por exemplo – abastecem 10% do mercado na região metropolitana da capital, o restante é importado de outros estados. No entanto, os estabelecimentos locais têm capacidade instalada para suprir até 18% da demanda. Os dados fazem parte da Pesquisa sobre o Mercado, Consumo e Abastecimento de Flores e Plantas Ornamentais da Grande Natal, realizada pela Hórtica Consultoria a pedido do Sebrae no Rio Grande do Norte.  “Com um bom projeto, o estado conseguiria atingir esse percentual sem precisar ampliar a área de produção”, garante o consultor Antônio Hélio Junqueira, responsável pelo diagnóstico realizado em fevereiro deste ano. Os negócios de toda a cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais movimentam R$ 6 milhões por ano na região metropolitana de Natal.

O levantamento também indicou que as plantas de jardinagem – que são outro segmento da cadeia – estão em melhor posição no ranking de consumo de produtos locais. Entre os artigos consumidos na Grande Natal, 35% vêm de produtores da região. “Isso se explica porque o estado já tem uma produção de gramas bem estruturada, principalmente no município de Touros”, ressalta Junqueira.

Os valores, informa o consultor, ainda estão abaixo da média nacional, cujo consumo per capita é de R$ 23,00. Para ampliar o volume de negócios, a consultoria elabora um plano de marketing que integrará o projeto Sebrae 2014 na área de agronegócios. A iniciativa capacita micro e pequenas empresas (MPE) de vários setores para aproveitarem as oportunidades geradas pelo campeonato mundial de futebol no Brasil. “O plano de marketing visa apontar pontos fracos e fortes da cadeia produtiva  e ampliar o consumo. Precisamos mostrar a cara desses produtores, divulgar o bioma local, defendendo a biodiversidade e a sustentabilidade”, adianta.

A equipe da Hórtica está na capital potiguar para capacitar os profissionais do setor na região metropolitana de Natal. A iniciativa integra os esforços do Sebrae para aperfeiçoar os empreendedores da cadeia produtiva da floricultura e aumentar o consumo de flores e plantas ornamentais no Rio Grande do Norte. O trabalho é desenvolvido desde novembro do ano passado e a estimativa é que seja concluído em maio. “Queremos atingir toda a cadeia produtiva e preparar esses empresários para criarem novas oportunidades de negócios até a Copa”, destaca a gestora do projeto de Flores e Plantas Ornamentais do Sebrae no Rio Grande do Norte, Maria Emília Cabral. “Grandes eventos, como a Copa, criam demandas extraordinárias para o setor de floricultura. Por isso, temos essa preocupação de capacitá-los para gerar produtos de alto padrão”, diz Maria Emília.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas