sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Setor Espacial

- Publicidade -
Rosalie Arruda
Nesse momento quando as grandes potências mundiais dirigem suas atenções a Marte, o Planeta Vermelho, a Sudene, aqui no Nordeste, quer abrir linha de financiamento para empresas do setor espacial se instalarem em nossa região. 
A autarquia vem debatendo o assunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a proposta entrará na pauta do Conselho Deliberativo (Condel) brevemente.
O Superintendente Evaldo Cruz Neto enfatiza que o órgão irá apresentar ao Condel proposição para que o setor passe a ser considerado prioritário a partir do próximo ano.
Vigilância Sanitária…
A data de 5 de agosto, aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz, um dos maiores sanitaristas brasileiros, é também dedicada ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária.  Portanto, hoje nossa homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente para assegurar saúde às pessoas, especialmente em tempos de pandemia. 
…o que comemorar?  
A data também é para reflexão e valorização do trabalho da Vigilância Sanitária, muitas vezes incompreendido, mal remunerado e sem estruturação adequada. Mas, mesmo diante de tantas dificuldades, os profissionais estão sempre “vigilantes” nas diversas áreas que atuam, especialmente no ramo do alimento, medicamento e serviços.  
 
Drama vascular 
Deputado Getúlio Rego (DEM) levou ontem ao parlamento estadual a angústia das pessoas doentes que aguardam tratamento na especialidade vascular. Ele disse que é um problema histórico, mas o momento é “tormentoso” nos procedimentos de alta complexidade. “nós, médicos, sabemos bem o que é uma dor por obstrução vascular arterial”. 
Comissão 
Rego disse que vai esperar a volta dos deputados Galeno Torquato e Tomba Faria, que estavam em Brasília, para a Comissão de Saúde da Casa cobrar explicações do secretário de saúde, Cipriano Maia.
Superego
A propósito, os potiguares Tomba Faria e Galeno Torquato foram ontem recebidos pelo presidente Bolsonaro, acompanhados pelo ministro Fábio Faria e pelo ex-governador Robinson Faria.  Os parlamentares do RN disseram o que o presidente queria ouvir, na visão deles: popularidade crescente na região.  
Gafanhotos
Além do coronavírus ainda temos que lidar com os gafanhotos. Ontem (04) havia pelo menos cinco nuvens de gafanhotos na Argentina. A preocupação é que elas possam chegar ao Brasil:
Infestou 
O Palácio do Planalto vem realizando desde a semana passada testagem em massa nos diferentes órgãos que integram a Presidência da República. Há uma onda de infecções por coronavírus entre os servidores.
Aqui no Rio Grande do Norte, o isolamento social caiu para 37%.
Máscaras 
A partir da próxima quinta-feira, (06), todos os municípios da região do Seridó serão visitados para entrega de máscaras pela Defesa Civil Estadual e Cruz Vermelha. Outros 18 municípios da região Oeste, que possuem taxa de transmissibilidade elevada, também serão contemplados neste período.
Golpes…
O natalense não tem sossego. Uma quadrilha de Goiás tem atuado na praça de Natal clonando números (final de semana passado foi de médicos) e enviando mensagens pelo WhatsApp solicitando depósitos em dinheiro aos menos desavisados. Na maioria dos casos, pega os idosos porque se passam por filhos. 
… e responsabilidades 
O Banco do Brasil precisa dar uma resposta rápida ao cliente vítima desses golpes. Uma saída seria criar uma forma que possibilitasse o estorno da operação bancária quando se comprove a fraude. A omissão do banco é, no mínimo, passiva de questionamento. Como é que um cidadão sem endereço comprovado, sem lenço e sem documento, consegue abrir uma conta bancária em um banco oficial? Está faltando, na pior das hipóteses, uma fiscalização rigorosa na documentação. 
 
Desempregados 
A FIERN também vai contribuir com a lista dos desempregados. A Casa da Indústria surpreendeu ontem ao emitir nota informando sobre cortes de 80 servidores e queda na receita do órgão em aproximadamente 40% (média comparativa feita em relação ao mesmo período do ano anterior). 
Velório
Tempos estranhos estamos vivendo. Agora, dei para consultar o obituário do Grupo Villa. Fiquei surpresa ao contabilizar, a grosso modo, mais de 60 pessoas falecidas no estado nesses cinco dias de agosto, registrados no site. 
Partilhei um tempo quando a morte de um conhecido era um dia de pesar na cidade. Agora, mal dá tempo de fazer uma oração. 
Marketing e Política 
A jornalista potiguar Camila Pimentel lançou esta semana o Projeto Marketing e Política que consiste numa coletânea de vídeos que serão divulgados nas redes sociais da profissional, sobre política e eleições municipais. A jornalista mora hoje em Brasília e trabalha na Câmara Federal.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas