quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Setores ligados à juventude estudam as motivações

- Publicidade -

“A Igreja precisa de vocês”. Essa foi uma das frases ditas pelo papa Francisco durante a Missa de Envio que encerrou a JMJ no Rio de Janeiro/RJ. Agora, setores ligados à juventude da Igreja Católica estudam como transformar a motivação originada em JMJ em adesões à pastorais e serviços da Igreja. Em dezembro, a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) vai realizar um encontro para traçar metas. Em Natal, encontros com jovens são porta de entrada para o trabalho pastoral.
Padre Inácio Lopes, coordenador da Juventude
De acordo com o padre Inácio Lopes, coordenador do setor Juventude da Arquidiocese de Natal, a JMJ superou as expectativas. Da capital do Estado, cerca de dois mil jovens compareceram ao evento. “Superou as expectativas. Foi um momento de reavivamento da fé de todos os jovens que lá estavam”, contou.

O setor Juventude agrega, atualmente onze expressões diferentes. São grupos como a Juventude Missionária (JM), Shalom, Encontro de Jovens Amigos em Cristo (EJAC) e Segue-me. Este último, está presente em 20, das 87 paróquias da Arquidiocese de Natal, e mais de 15 mil jovens  participaram do encontro. Padre  Inácio diz que não tem dúvidas de que a JMJ será responsável pelo aumento da presença dos jovens na igreja. “Disso eu não tenho dúvidas. Teremos uma maior movimentação nesse setores”, disse.

Dom Jaime também acredita nessa hipótese. “Cada vez que acontece um grande evento, normalmente as pessoas acentuam esta consequência para fortalecer a igreja, reanimar a autoestima dos católicos. Certamente fez muito bem à igreja à vinda do papa, como também para o mundo”, colocou.

O encontro promovido pela CNBB, em dezembro, vai reunir coordenadores dos setores juventude de todo o país. “Há um subsídio que será discutido para vermos como trabalharemos esse momento pós-JMJ”, explicou padre Inácio. Mas antes do encontro em Brasília, a Arquidiocese de Natal não quer perder a oportunidade que a JMJ trouxe. “Em agosto, vamos realizar mais uma edição do Ilumina Fé. Todos os jovens estão convidados”, lembrou. O “Ilumina Fé”, é uma vigília que ocorre das 18h às 22h, na Catedral Metropolitana. A data não foi definida.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas