sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Setur anuncia quatro novos charters para o RN

- Publicidade -

TURISMO - Fernando diz que vôos virão da Europa e da Argentina

A partir de julho, o Rio Grande do Norte passará a receber quatro novos vôos charters da BRA, que vão trazer mais quatro mil turistas europeus e argentinos por mês ao estado. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) também está negociando com outras operadoras para  atrair um novo vôo da França.  Mas, apesar desta perspectiva e da garantia da BRA, a Setur ainda tenta manter os outros 15 charters que fizeram a ponte Natal-Europa até o início deste ano.

Segundo o titular da Setur, Fernando Fernandes, os vôos semanais da BRA virão de Lisboa (Portugal), Milão (Itália), Madri (Espanha) e Buenos Aires (Argentina). Ele estima que as aeronaves destas linhas trarão cerca de mil turistas por semana. Fernandes falou ainda sobre outro vôo, vindo de Lion (França), que está sendo negociado.

Em relação aos outros charters, o secretário explicou que, entre outubro e este mês, o RN recebeu 15 vôos vindos da Europa. A secretaria ainda não pode confirmar se eles vão se manter para a próxima temporada, mas Fernandes está confiante: “Temos certeza de que o destino Natal está se consolidando cada vez mais no mercado internacional”, assegurou. Ele disse ainda que isso será reforçado com a presença do RN em 21 feiras no exterior até o fim deste ano.

Fernandes aposta no peso dos charters para manter o fluxo de turistas europeus, que sofreu uma queda no primeiro trimestre deste ano – de 8%, segundo a Setur, e de 12%, segundo a Infraero (estatal que administra o Aeroporto Internacional Augusto Severo e que, segundo a Setur, divulgou números errados em relação a este assunto). Contudo, Fernandes diz que a queda se deveu, principalmente, à redução da atratividade do dólar, que continua sofrendo desvalorização frente ao real.

Números

Fernandes justificou a diferença entre os dados da Infraero e os da Setur com a metodologia utilizada. Embora ontem a Setur ainda não tivesse fechado o detalhamento dos dados do primeiro trimestre deste ano, ele esclareceu que a secretaria emprega a mesma metodologia da Embratur, estatal responsável pela divulgação do Brasil no exterior.

Por outro lado, a secretaria divulgou outros dados, resultados do fechamento de 2006 de um levantamento mensal realizado pela Setur através da empresa Start Pesquisa (veja gráfico).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas