Setur/RN lança hoje projeto piloto para limpeza de praias

Publicação: 2017-09-27 00:00:00
A gestão responsável das praias é uma ação para além do foco turístico, mas também de educação e, principalmente, ambiental. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) idealizou e organizou, para esta quarta-feira (27), o projeto piloto ‘Praia Limpa Começa Aqui’, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente voltado ao turismo sustentável.

A ação conta com a parceria do Idema e da Secretaria de Educação e acontecerá nos municípios de Canguaretama (distrito Barra do Cunhaú) e Baía Formosa. O público-alvo atingido será 300 alunos de escolas da rede pública dos dois municípios, definidas após competição interclasses com a temática “Sustentabilidade”, na qual as turmas vencedoras irão participar do evento.

“Turismo sustentável é palavra de ordem em qualquer lugar do mundo e o Brasil ou nosso Estado não podem ficar atrás. Por isso, além das tantas ações estratégicas que temos feito para atrair o turista, também nos propusemos realizar esse projeto para educar a população quanto à importância no descarte correto dos resíduos sólidos em nossas praias”, pontuou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.


Limpeza
A campanha será realizada em três fases, que contemplam ainda palestras sobre sustentabilidade antes do evento; oficinas, gincanas, passeios no Barco-Escola, limpeza nas praias e coleta de lixo à beira-mar; e, por último, exposição itinerante dos trabalhos premiados em vários estabelecimentos públicos e privados dos municípios com programação a ser definida com os parceiros municipais.

A data para realização desta primeira ação do projeto Praia Limpa Começa Aqui não foi à toa. Nesta quarta se celebra o Dia Mundial do Turismo, e este ano foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

O projeto Praia Limpa também contará com o apoio de outras instituições parceiras como o Senac e as secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente e Educação de Canguaretama e de Baía Formosa, e prefeituras municipais.