quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Seturn: “Buscar reajuste tarifário é a única saída”

- Publicidade -

O porta-voz do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Natal (Seturn), Norberto Faria, informou que as empresas de ônibus ainda não procuraram a Prefeitura de Natal para discutir a questão de um eventual reajuste na tarifa de transportes, mas admitiu que isso traz uma preocupação  em função do impacto que esse reajuste deverá ter para o custo operacional das empresas.
Na audiência conduzida pelo desembargador Carlos Newton, o acordo ficou praticamente fechado
“Tudo isso que foi discutido implica em aumento de custos, porque os salários e as obrigações trabalhistas e sociais representam 45% do custo do valor da passagem”, disse Noberto Faria. Ele também disse que outro insumo importante, o óleo diesel, responde por outros 25% desse custo operacional, sem se falar que há dois anos e três meses não ocorrem reajuste da tarifa, enquanto nesse período ocorreram três reajustes salariais para os trabalhadores, que somam um índice de 21%.

Na semana passada, o coordenador jurídico do Seturn, Augusto Maranhão Vale, havia admitido que o reajuste salarial da categoria implicaria diretamente na tarifa de ônibus. Segundo ele, caso a proposta apresentada de reajuste salarial e de vale-alimentação em 7,5% seja aceita, o preço da passagem poderá saltar dos atuais R$ 2,20 para até R$ 2,60. O sistema de transporte está sem reajuste na passagem há 27 meses. Entre as formas de subsídio, o Seturn já apresentou proposta para a redução do ICMS do óleo diesel, junto ao governo do Estado, e redução do ISS, mas não houve qualquer conversa nesse sentido.

Ontem, Noberto Faria disse que  buscar um reajuste tarifário deve ser a única saída para as empresas, porque não existe outras políticas de financiamento e nenhum tipo de subsídio para o setor, que é custeado exclusivamente pelo usuário. “Isso não é privilégio de Natal, é no Brasil inteiro”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas