O turismo natalense deverá sofrer um novo baque nos próximos dias. O Mãos de Arte Shopping do Artesanato fechará as portas no dia 1º de março. O fechamento se dá após um embate de anos entre administração, proprietários e locatários, deixando desempregados aqueles que continuam a trabalhar no local. Atualmente, das 336 lojas originais, apenas 22 estão em funcionamento.
Créditos: Adriano Abreu
Empreendimento foi projetado para abrigar mais de 300 lojinhas de produtos artesanais, mas nunca operou em capacidade total

A decisão sobre o fechamento do shopping foi tomada na noite da última segunda-feira (22), em uma assembleia que reuniu os proprietários das lojas e seus procuradores. Após quase três horas de debate, problemas antigos foram levantados: segundo os presentes, a maior parte das lojas do shopping pertenciam à Harmony Empreendimentos, responsável pela venda e administração geral.
Eles alegaram falta de transparência nas prestações de contas sobre as despesas para a manutenção do local e uma tentativa deliberada da empresa de proibir o funcionamento de serviços como alimentação, por exemplo, que segundo os proprietários poderiam ter atraído mais turistas para o local.
“Foi vendido como um sonho e se transformou num pesadelo. As unidades foram praticamente todas vendidas em um fim de semana, mas isso aqui nunca chegou a funcionar de fato”, contou uma das proprietárias presentes à equipe da TRIBUNA DO NORTE, que esteve no local e acompanhou toda a assembleia que decidiu sobre o fechamento.
Ela pediu para ter sua identidade preservada como condição para conversar com a equipe de reportagem. “Não foi nem a pandemia que levou ao fracasso do shopping. Já estava tudo ruim há anos. Ela foi apenas a gota d 'água. Faltavam turistas, faltavam atrações. Tem três andares, mas dois permanecem fechados há anos”, relatou.
Outro problema que resultou na proposta de fechamento da unidade foi a elevada inadimplência de alguns dos proprietários, que criou uma dívida de cerca de R$ 270 mil, aumentada mês a mês graças aos custos de manutenção, que são de R$ 39 mil mensais segundo os administradores.
Apesar de manifestações contrárias ao fechamento por parte dos proprietários, que alegaram a ausência de um plano que dê destino à estrutura, o resultado final da votação foi de 247 votos a favor e 12 contra o fechamento do empreendimento.
Ele deve fechar as portas a partir do dia 1º de março e, a partir daí, a administração deve buscar novos interessados em locar o espaço para novas atividades. Universidades, farmácia, lojas de departamento e até mesmo prédios da administração pública são algumas das opções pensadas pelos proprietários no momento.
Histórico
O ano era 2011. A economia brasileira registrou crescimento de 2,7%, e a crise financeira ainda parecia uma realidade distante da vida dos natalenses. Na Avenida Café Filho, em frente à praia dos Artistas, na zona leste da capital, foi inaugurado um empreendimento que queria recuperar a atração turística de uma área que no passado, com o Hotel Reis Magos, fora o cartão-postal da cidade. Com 8 mil metros quadrados, estacionamento para 100 veículos e 336 lojas, o Mãos de Arte Shopping do Artesanato pretendia ser este local. O sonho de muitos que adquiriram as unidades de lojas ainda na planta, no entanto, não chegou a sair do papel: fracassado, o empreendimento será fechado.