Shopping de artesanato na praia do Meio, em Natal, será fechado

Publicação: 2021-02-24 00:00:00
O turismo natalense deverá sofrer um novo baque nos próximos dias. O Mãos de Arte Shopping do Artesanato fechará as portas no dia 1º de março. O fechamento se dá após um embate de anos entre administração, proprietários e locatários, deixando desempregados aqueles que continuam a trabalhar no local. Atualmente, das 336 lojas originais, apenas 22 estão em funcionamento. 

Créditos: Adriano AbreuEmpreendimento foi projetado para abrigar mais de 300 lojinhas de produtos artesanais, mas nunca operou em capacidade totalEmpreendimento foi projetado para abrigar mais de 300 lojinhas de produtos artesanais, mas nunca operou em capacidade total

A decisão sobre o fechamento do shopping foi tomada na noite da última segunda-feira (22), em uma assembleia que reuniu os proprietários das lojas e seus procuradores. Após quase três horas de debate, problemas antigos foram levantados: segundo os presentes, a maior parte das lojas do shopping pertenciam à Harmony Empreendimentos, responsável pela venda e administração geral.

 Eles alegaram falta de transparência nas prestações de contas sobre as despesas para a manutenção do local e uma tentativa deliberada da empresa de proibir o funcionamento de serviços como alimentação, por exemplo, que segundo os proprietários poderiam ter atraído mais turistas para o local. 

“Foi vendido como um sonho e se transformou num pesadelo. As unidades foram praticamente todas vendidas em um fim de semana, mas isso aqui nunca chegou a funcionar de fato”, contou uma das proprietárias presentes à equipe da TRIBUNA DO NORTE, que esteve no local e acompanhou toda a assembleia que decidiu sobre o fechamento.

Ela pediu para ter sua identidade preservada como condição para conversar com a equipe de reportagem. “Não foi nem a pandemia que levou ao fracasso do shopping. Já estava tudo ruim há anos. Ela foi apenas a gota d 'água. Faltavam turistas, faltavam atrações. Tem três andares, mas dois permanecem fechados há anos”, relatou. 

Outro problema que resultou na proposta de fechamento da unidade foi a elevada inadimplência de alguns dos proprietários, que criou uma dívida de cerca de R$ 270 mil, aumentada mês a mês graças aos custos de manutenção, que são de R$ 39 mil mensais segundo os administradores. 

Apesar de manifestações contrárias ao fechamento por parte dos proprietários, que alegaram a ausência de um plano que dê destino à estrutura, o resultado final da votação foi de 247 votos a favor e 12 contra o fechamento do empreendimento. 

Ele deve fechar as portas a partir do dia 1º de março e, a partir daí, a administração deve buscar novos interessados em locar o espaço para novas atividades. Universidades, farmácia, lojas de departamento e até mesmo prédios da administração pública são algumas das opções pensadas pelos proprietários no momento.

Histórico
O ano era 2011. A economia brasileira registrou crescimento de 2,7%, e a crise financeira ainda parecia uma realidade distante da vida dos natalenses. Na Avenida Café Filho, em frente à praia dos Artistas, na zona leste da capital, foi inaugurado um empreendimento que queria recuperar a atração turística de uma área que no passado, com o Hotel Reis Magos, fora o cartão-postal da cidade. Com 8 mil metros quadrados, estacionamento para 100 veículos e 336 lojas, o Mãos de Arte Shopping do Artesanato pretendia ser este local. O sonho de muitos que adquiriram as unidades de lojas ainda na planta, no entanto, não chegou a sair do papel: fracassado, o empreendimento será fechado. 












Leia também: