Cookie Consent
Viver
Shopping de Natal exibe 17 obras inéditas e recentes da filmografia francesa
Publicado: 00:01:00 - 23/06/2022 Atualizado: 22:53:05 - 22/06/2022
A 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês iniciou sua maratona de exibições no Brasil. Em Natal, os filmes estão sendo exibidos no cinema do Natal Shopping. Serão 17 obras inéditas e recentes da filmografia francesa, além de um clássico e um filme em comemoração aos 400 anos do dramaturgo francês Molière.   Único evento audiovisual realizado nacional e simultaneamente em municípios de quase todos os estados brasileiros, o festival seguirá até 06 de julho. 

Divulgação
O filme “O próximo Passo” é dirigido pelo aclamado diretor Cédric Klapisch

O filme “O próximo Passo” é dirigido pelo aclamado diretor Cédric Klapisch


Na seleção dos inéditos desta edição, estão longas de temáticas e gêneros variados. Tem comédia, drama, suspense, aventura e romance. Os filmes vão de temas clássicos aos mais contemporâneos, através de grandes elencos. “Estamos sempre atentos para trazer ao festival obras de qualidade e com diversidade de temas. Sabemos que o público quer rever seus atores e diretores preferidos, mas também conhecer as novas revelações”,  comentou Christian Boudier, codiretor e curador do festival.

Entre as produções, estão diretores aclamados internacionalmente e já conhecidos do público brasileiro como François Ozon (“Peter Von Kant”), Cédric Klapisch (“O Próximo Passo”), Asghar Farhadi (“Um Herói”) e Louis Garrel (“Um Pequeno Grande Plano”). Os fãs irão rever na telona estrelas e astros consagrados como Fanny Ardant, Isabelle Adjani, Virginie Efira, Emmanuelle Bercot, Daniel Auteuil Gilles Lellouche, Denis Ménochet, Pierre Niney e Romain Duris. Nomes aclamados como Laetitia Casta, Cécile de France, Laure Calamy e Melvil Poupaud também marcam presença.

Integram a programação obras premiadas como “O Acontecimento”, de Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021; “Um Herói”, de Asghar Farhadi, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021; “Contratempos”, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de melhor diretor e atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza; “O Destino de Haffmann”, de Fred Cavayé, vencedor nas categorias melhor atriz e filme no Festival du Film de Sarlat 2021, e “Peter Von Kant”, de François Ozon, indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim, em 2022. 

No segmento de homenagens, o Varilux vai trazer: um clássico da cinematografia do país, “O Papai Noel é um Picareta”, de Jean-Marie Poiré, e para celebrar os 400 anos de nascimento de Molière, um dos maiores nomes da dramaturgia francesa (e mundial), o filme “As Aventuras de Molière”, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine.

Séries 
Mudanças no mercado audiovisual mundial também serão refletidas no festival deste ano. Pela primeira vez, o Varilux vai contar com uma mostra de sete séries francesas inéditas. As produções só serão exibidas em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém elas também serão disponibilizadas para todo o país gratuitamente no streaming.

Emmanuelle Boudier, codiretora e curadora, ressaltou que o mundo está mudando e o mundo das imagens muda junto com ele. “A pandemia acentuou a tendência de 'consumir' produções no sofá, sob demanda. Nós vamos sempre incentivar que a experiência de assistir aos filmes seja nas salas de cinema, mas sabemos que existem ótimas produções sendo feitas e assistidas em outras telas. E não podíamos deixar de trazer para o público brasileiro, um pouco das séries francesas que estão sendo produzidas". Serão exibidas “Cheyenne e Lola”, “As Sentinellas”, “Jogos do Poder”, “O que Pauline não diz”, e “A Corda”.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte