Natal
Shoppings centers começam a exigir passaporte vacinal
Publicado: 00:00:00 - 22/01/2022 Atualizado: 23:11:22 - 22/01/2022
Os shoppings centers de Natal passaram a exigir o passaporte vacinal a partir desta sexta-feira (21),  para entrada de clientes e colaboradores nos seus estabelecimentos. De acordo com decreto publicado pelo governo estadual na terça-feira (18), os shoppings centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar deverão realizar o controle de entrada de cada indivíduo nas suas dependências, mediante comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização. Via Direta, Cidade Verde e Praia Shopping, ambientes abertos com ventilação natural, diferem quanto à aplicação do decreto.

Magnus Nacimento
Josefa Gomes não ficou sabendo do decreto do Governo e não conseguiu entrar no Partage

Josefa Gomes não ficou sabendo do decreto do Governo e não conseguiu entrar no Partage


No Natal Shopping, Jefferson Diniz esperava na fila enquanto baixava o aplicativo necessário para apresentar seu comprovante de vacinação. “Estava sabendo da mudança já que saiu em toda a mídia. Não estou com o passaporte em mãos. Eu acho uma medida de suma importância, é preciso pressionar a população para que completem o esquema vacinal com a dose de reforço. Acho que todo mundo quer se livrar desse vírus maldito. Em locais que exigem o passaporte, me sinto protegido porque sei que vou estar de igual para igual”, pontua.
Confira a exigência dos shoppings de Natal

Partage Norte Shopping
Em cumprimento ao decreto nº 31.265 de 17 de janeiro de 2022 do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Partage Norte Shopping passará a solicitar aos visitantes e frequentadores do mall a partir desta sexta-feira 21/01/22 o comprovante de vacinação. Os clientes que visitarem o shopping devem apresentar na portaria o esquema vacinal impresso ou de modo digital, acessando a declaração de vacinação contida nos sites RN + Vacina e Conecte SUS. A exigência será mantida até o dia 16 de fevereiro ou mediante renovação das exigências do decreto. Só será exigida a apresentação do comprovante de vacinação para clientes a partir dos 12 anos de idade, já que a imunização de crianças ainda está começando a ser realizada em todo o Estado. 

Midway Mall
O local ressaltou que a exigência não é uma decisão administrativa, apenas o cumprimento do Decreto do Governo do Estado. “Cumprindo com a nova determinação do Governo do RN, publicada no Decreto Estadual nº 31.265, a partir desta sexta-feira (21) realizaremos o controle de acesso, mediante comprovação do esquema vacinal contra o Covid-19. Ou seja, só poderá entrar no mall, quem estiver com as vacinas em dia, apresentando um documento com foto (pode ser o crachá) e o passaporte (CONECTESUS ou RN+VACINA ou Carteira de vacinação), em conformidade com o calendário de imunização”, informam em nota.

Natal Shopping
O Natal Shopping informa que, em cumprimento do decreto estadual 31.265/2022, cujas recomendações para controle da Covid-19 valem a partir desta sexta-feira (21), o acesso de clientes, lojistas, colaboradores, terceirizados e demais prestadores de serviços só será permitido mediante apresentação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização.  Serão aceitos registros do site RN Mais Vacina, aplicativo Conecte SUS ou apresentação do Cartão de Vacina (frente e verso).

O shopping reforça ainda que segue com a exigência do uso de máscara em seu espaço, disponibilização de álcool em gel para os clientes em diversos pontos do empreendimento e higienização rigorosa das áreas comuns, especialmente banheiros e praças de alimentação, a fim de garantir um ambiente seguro para o bem-estar de todos.

Praia Shopping
O Praia Shopping por ser um shopping aberto e com ventilação de ar natural, não está fazendo essa cobrança. Porem háoperações de bar, restaurantes e cinema que possuem espaços exclusivos e áreas fechadas, que de acordo com o decreto, devem fazer a cobrança do passaporte desde sexta.

Essas operações já estão devidamente orientadas e vamos reforçar a divulgação através das redes sociais que para frequentar esses locais será necessário apresentar o esquema de vacinação, de acordo com o calendário divulgado pelas autoridades sanitárias. 

Via Direta Shopping
Apesar de possuir um ambiente aberto com ventilação natural, o Via Direta Shopping também exige o passaporte vacinal para circulação de clientes e colaboradores. Segundo a assessoria de imprensa do local, a decisão segue a lógica do decreto, onde só estão dispensados da obrigatoriedade os estabelecimentos de alimentação em locais abertos com capacidade máxima de 100 pessoas.

Cidade Verde Shopping
O Shopping Cidade Verde, cujo ambiente é aberto, com circulação natural do ar (sem uso de ar-condicionado) informa que permanece exigindo o uso de máscaras para visitantes, lojistas e funcionários e que está adequado a todas as exigências do decreto estadual para este tipo de estabelecimento.

Por ser aberto, de acordo com o decreto, não se enquadra entre os estabelecimentos para os quais há exigência de apresentação de passaporte vacinal. A direção do Shopping Cidade Verde reitera ser totalmente a favor da vacina e do completo cumprimento de todo o esquema vacinal pela população. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte