quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Shoppings com ar-condicionado se preparam para reabrir dia 28 em Natal

- Publicidade -
Luiz Henrique Gomes
Repórter
Com reabertura prevista para o dia 4 de agosto, os maiores shoppings centers de Natal procuraram a Prefeitura Municipal para antecipar a data em uma semana e reabrirem na próxima terça-feira, 28. Os superintendentes desses empreendimentos, ainda fechados por causa do sistema de ar condicionado, afirmaram que os estabelecimentos estão prontos para voltarem a funcionar com a segurança sanitária exigida ao combate à pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura do Natal confirmou que o pedido de antecipação foi feito e disse que analisa a possibilidade.
Midway Mall emitiu comunicado aos lojistas sobre possibilidade de reabertura no dia 28 de julho
A TRIBUNA DO NORTE teve acesso nesta terça-feira, 22, a um ofício circular da superintendência do Natal Shopping, localizado na zona Sul da capital, enviado aos lojistas. Segundo o ofício, a possibilidade de antecipação já foi tratada entre superintendentes dos shoppings, representantes da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) e o prefeito Álvaro Dias. 
A nova data de abertura seria no dia 28 de julho, uma semana antes da prevista para o início da segunda fração da terceira fase de reabertura da economia na capital. Essa fração contempla os shoppings e academias com a sistema de ar condicionado. No dia 28 de julho se inicia a primeira fração da terceira fase com a abertura, se não houver alterações, de restaurantes acima de 300 metros quadrados, bares e barracas nas praias.
“Em função dos resultados das últimas reuniões entre os superintendentes dos shoppings centers e representantes da Abrasce junto ao prefeito de Natal, informamos que é possível que haja uma antecipação da reabertura dos shoppings com ar condicionado do dia 05/08, para o dia 28/07”, afirma o ofício obtido pela reportagem. “A confirmação da data de reabertura se dará com a publicação de decreto por parte da Prefeitura do Natal”, conclui o documento distribuído aos lojistas do Natal Shopping.
Oficialmente, a Prefeitura do Natal confirmou apenas o pedido de antecipação e afirmou que ele está em análise. No entanto, disse que não houve nenhuma reunião oficial entre os representantes e o prefeito Álvaro Dias, que está em agenda oficial em Brasília desde o início desta semana.
Procurado pela reportagem, o Natal Shopping disse que “acompanha de perto as discussões sobre o tema de flexibilização do isolamento social e todas as orientações dos órgãos públicos serão rigorosamente seguidas”. O local criou um protocolo de prevenção para evitar aumento de novos casos da covid-19 com a reabertura e distribuiu a cartilha com ações de segurança para todos lojistas. O ofício também pede para os lojistas estarem preparados para a reabertura e possibilidade de antecipação desta.
O shopping Midway Mall, na zona Leste, e o Partage Norte Shopping, na zona Norte, também afirmaram que estão prontos para funcionarem, mas que a antecipação depende do poder público.
Lojas prontas
Segundo a empresária Eulália Morais, que possui lojas no Midway Mall e no Natal Shopping, as lojas já estão prontas para abrirem. Ela defende,  inclusive, que os shoppings podem oferecer mais segurança contra aglomerações do que centros comerciais. “No shopping, você tem o maior controle de entrada. E por isso eu acho que é mais fácil ainda de evitar aglomerações. Já estamos prontos e acredito que poderíamos sim reabrir antes do dia 5”, afirmou.
Natal Shopping afirmou que tem plano de biossegurança contra a covid montado para retomada
A empresária também possui loja em um dos shoppings de Recife, em Pernambuco, já reaberto. Ela afirmou que a experiência da capital pernambucana é positiva com as medidas adotadas. “Os clientes respeitam muito todas as medidas adotadas lá, como a limitação de pessoas dentro de cada loja. Eles aguardam do lado de fora, mantém a distância entre um e outro. Se isso for observado aqui, ao contrário do que foi visto na praia [de Ponta Negra], eu acredito que temos todas as seguranças”, disse.
Outras capitais nordestinas já estão com os shoppings centers reabertos, além de Recife. É o caso de João Pessoa, na Paraíba, e Fortaleza, no Ceará. Em João Pessoa, um dos shoppings criou faixas de “mão e contramão” para evitar o contra-fluxo entre as pessoas.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio) afirmou que possíveis antecipações no calendário de reabertura são “bem vindas” desde que haja segurança sanitária. A Federação é uma das responsáveis pela criação do Plano de Retomada Gradual da Economia adotado pela Prefeitura de Natal e do Governo do Estado.
Boletim
Natal chegou a 17 mil infectados pelo novo coronavírus e 686 mortes confirmadas como decorrentes da covid-19 nesta quarta-feira, 22, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde são do dia 19 de julho). A taxa de ocupação dos leitos críticos públicos na região metropolitana de Natal é de 89%. São 156 leitos críticos (UTI ou semi intensivos) ocupados, de 174 em funcionamento.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas