Sicoob Potiguar cresce 27,9% em 2019 e comemora resultado

Publicação: 2020-07-12 00:00:00
A+ A-
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), teve em 2019, o seu melhor ano no Rio Grande do Norte. A representante potiguar do maior sistema financeiro cooperativo do Brasil superou os R$ 611 mil em sobras e chegou aos R$ 37,8 milhões em ativos totais até dezembro do ano passado, atingindo um crescimento anual de 27,9%. 

Créditos: Divulgação

“Para que nossos associados comprovem o caminho acertado de nossas decisões: no crescimento de ativos totais, superamos a meta e tivemos um crescimento de 21,1%. Na nossa carteira de crédito, crescemos 20% e nos depósitos totais, não só superamos a meta, atingindo 141,2%, como nosso crescimento anual foi de 27,9%. Em um momento que a economia ainda não consegue números mais robustos, o cooperativismo financeiro do Sicoob Potiguar demonstra sua força”, comemora o presidente do Sicoob Potiguar, Custódio Arrais Neto.

As cooperativas financeiras costumam oferecer operações bancárias como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança, pagamento, dentre outros. Com preços mais competitivos e com uma carga de juro mais baixa que os bancos tradicionais, o serviço vem se destacando ao longo dos últimos anos no Brasil. Os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.

De acordo com a diretoria do Sicoob Potiguar, os investimentos foram fundamentais para que o grupo atingisse números tão expressivos mesmo em um ano de recuperação para a economia. Fundado em 1997, com 23 sócios, a iniciativa cresceu em número e diversidade, chegando a 5.576 associados em dezembro do ano passado.

“O ano de 2019 foi marcado por investimentos na infraestrutura de nossas unidades de atendimento, setor de retaguarda e modelagem de nossa governança institucional. E, nem por isso, tiramos o foco das metas e resultados. Tornamos o ano de 2019 espetacular”, explica o presidente Custódio Neto.

Perspectiva
Em 2020, a crise causada pela pandemia do novo coronavírus estabeleceu uma série de desafios para a economia mundial. Mesmo em meio a esse cenário, as cooperativas buscam adaptação para manter o crescimento e atender adequadamente os cooperados.

“A gente teve que se reinventar. O próprio Sicoob se reinventou em alguns serviços, as formas de atendimento, para que os associados não ficassem desassistidos. Por exemplo, reestruturamos o formato das operações de crédito, para evitar inadimplência e chegar perto do cooperado no momento que ele mais precisa, e adotamos isenções da cobrança de alguns serviços, como o aluguel da máquina de cartão de crédito”, exemplifica Anacelly de Paula, gerente de Negócios da Sicoob Potiguar.

Sobre os resultado de 2019, Anacelly de Paula diz acreditar que ao longo do ano passado foi  estabelecido no mindset de toda a equipe um novo patamar para o Sicoob Potiguar. “E não só o espírito de toda a equipe se elevou ainda mais, como os números tornam critério sem contestação do patamar alcançado. Simplesmente o Sicoob Potiguar firmou um novo marco nos resultados do cooperativismo financeiro para os nossos associados”, ressalta.

Assembleia
A Sicoob Potiguar realizará uma assembleia virtual no próximo dia 23, às 14h, para a distribuição das sobras de 2019. “Vamos levar aos associados a proposta de distribuição. A Cooperativa está se reinventado inclusive no formato de fazer a assembleia, autorizada pelo Banco Central, para fazer a prestação de contas e o crédito das sobras”, destaca a gerente Anacelly de Paula.