Simulação da Conferência do Potengi relembra 77 anos do encontro entre Vargas e Roosevelt

Publicação: 2020-01-28 15:39:00 | Comentários: 0
A+ A-
Saudosistas, simpatizantes e pesquisadores se reuniram na tarde desta terça-feira (28) para acompanhar a carreata em alusão aos 77 anos da Conferência do Potengi, quando o presidente americano Franklin Delano Roosevelt e o presidente brasileiro Getúlio Vargas se encontraram em Natal, na Fundação Rampa, em 1943.

A movimentação  começou pouco antes das 15h e é parte da programação do dia 28 de janeiro, que inclui ainda a abertura à população do Centro Cultural Trampolim da Vitória, em Parnamirim, que acontece às 16h.
Créditos: Adriano AbreuPasseata em alusão aos 77 anos da Conferência do Potengi acontece todos os anosPasseata em alusão aos 77 anos da Conferência do Potengi acontece todos os anos
Carreata em alusão aos 77 anos da Conferência do Potengi acontece todos os anos

A carreata contou com pelo menos oito jipes, triciclos e personagens alegóricos representando os presidentes dos Estados Unidos e do Brasil.

"Entendemos que aqui aconteceu o maior encontro da diplomacia brasileira. Porque: aqui nasceu a Força Expedicionária Brasileira (FEB), mandamos para a Itália 25 mil homens e o Rio Grande do Norte mandou 443, sendo que infelizmente seis deles não retornaram. Esse encontro aqui é para marcar a importância que Natal teve na segunda guerra mundial", disse Augusto Maranhão, pesquisador potiguar. Ele estava vestido em alusão ao aviador Augusto Severo.

Quem foi acompanhar a passeata foi o guarda municipal Elias Gabriel, 32 anos, ao lado da esposa, Juliana Gomes, e do enteado, Arthur Gomes. "É muito interessante reviver a parte histórica que foi muito importante para Natal e Parnamirim", disse.






Deixe seu comentário!

Comentários