Simulação do planeta vermelho

Publicação: 2018-01-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza, entre os dias 19 e 21 de janeiro, a primeira missão deste ano do projeto Habitat Marte, estação de pesquisa onde são desenvolvidas simulações de experiência no planeta vermelho. Participam do projeto estudantes de universidades, professores e profissionais em geral, para o desenvolvimento de pesquisas na missão com 48 horas de duração. As equipes podem ser de quatro a cinco membros, que devem apresentar propostas de pesquisas individuais ou em conjunto. A primeira missão no Habitat Marte aconteceu de 8 a 10 de dezembro do ano passado, quando três estudantes e o professor da UFRN, Júlio Rezende, realizaram atividades como a coleta de amostras de solo e minérios, observação astronômica, avaliação e melhoria dos sistemas de apoio à vida na estação.

Primeira estação de pesquisa em 2018
Montado no município de Caiçara do Rio do Vento, a 100 quilômetros de Natal, o Habitat Marte ocupa uma estrutura de 56 m² dentro do Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido. Esta é a primeira estação de pesquisa do hemisfério sul com simulação de uma experiência no planeta vermelho, que tem como principais objetivos estimular, apoiar e promover a educação espacial, a pesquisa sobre sustentabilidade em Marte e no semiárido, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias, assim como a transformação de ideias em produtos no campo das engenharias. Outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail juliofdrezende@hotmail.com ou pelo telefone (84) 99981-8160 (Júlio Rezende).

Compra de material escolar

O professor da Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Teixeira, alerta para não se deixar levar somente pelos desejos dos filhos, na aquisição do material escolar, pois eles podem ser facilmente influenciados por amigos e também pelo marketing publicitário. "O ideal é conversar com os filhos antes de sair às compras, explicando a situação em que a família se encontra e quanto poderão gastar com os materiais. Caso contrário, é melhor não ir às compras com as crianças", recomenda.

Compra coletiva O especialista em gestão financeira recomenda conversar com outros pais e tentar fazer a compra em conjunto, pois, assim, aumenta a probabilidade de conseguir preços menores. Segundo Ricardo Teixeira, sempre é possível negociar descontos nas compras em grande quantidade. "Vale sugerir que a escola crie uma biblioteca para que os familiares consigam fazer trocas de livros. Outra opção é a internet. É possível buscar materiais e livros usados em excelente estado que, muitas vezes, custam a metade do preço. Comprar no atacado também pode render bons negócios", ressalta o professor da FGV.

Jornada pedagógica

As escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte participam das jornadas pedagógica nas sedes de todas as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura, que pertencem, entre os dias 5 e 09 de fevereiro. A Jornada pedagógica é a primeira atividade dos professores antes de iniciar o ano letivo dos alunos.

Oferta de vagas
A solicitação de vagas para estudantes que interessam em ingressar, neste ano letivo, na rede estadual de ensino começa em 26 de janeiro. Os responsáveis deverão acessar o SIGEduc, preencher a solicitação de matrícula de acordo com a disponibilidade das vagas remanescentes e buscar a escola escolhida, em no máximo cinco dias, para efetivação da matrícula. A oferta de novas vagas seguirá até 9 de fevereiro. Caso não apareça indicativo de greve dos professores, ano letivo deve começar cedo, em 19 de fevereiro.

Seguindo o calendário
A Secretaria de Educação do RN oferta 305 mil vagas em todos as etapas das matrículas, que envolve transferências, renovação de veteranos e novos estudantes.  As 610 escolas da rede estadual realizam, até terça-feira (16), a renovação dos alunos veteranos. Este processo é realizado pela própria escola por meio do Sistema Integrado da Gestão da Educação (SIGEduc). Mais de 62 mil alunos já tiveram sua vaga renovada.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários