sexta-feira, 29 de março, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Simulador deve ser reativado em agosto

- Publicidade -

No início desta semana, o Sinpol-RN, em conjunto com a Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol-RN) e a Associação dos Escrivães (Assesp-RN), cobrou a retomada dos cursos de capacitação e instrução para a categoria. As entidades encaminharam ofício à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), onde cobram medidas no sentido de aprimorar o treinamento dos homens e mulheres que compõem a PCRN.

O simulador de alta tecnologia, com visão de 180º, e software norte-americano funcionou de 2013 a 2015, com treinamento de 800 policiais

O simulador de alta tecnologia, com visão de 180º, e software
norte-americano funcionou de 2013 a 2015, com treinamento de 800
policiais

A categoria solicitou a realização de cursos permanentes com vagas para todos os policiais. Entre os temas dos cursos, foram sugeridos: instruções de tiro, armamento e abordagem policial, técnicas de negociação e gerenciamento de crise, atualização das práticas investigativas e tático-operacionais,  além de técnicas sobrevivência policial.

Outra providência destacada foi a reativação do simulador de tiro, adquirido pelo Governo do RN em 2013 por cerca de R$ 1 milhão através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O equipamento funcionou de 2013 a 2015, e cerca de 800 policiais participaram de treinamentos – desde então estava parado por falta de manutenção.

O simulador permite treinar não só a pontaria em cenários virtuais, como também a reação de policiais em situações envolvendo reféns.

O simulador permite treinar não só a pontaria em cenários virtuais,
como também a reação de policiais em situações envolvendo reféns.

O simulador de alta tecnologia, com visão de 180º, foi o primeiro a ser instalado na região Nordeste, e funciona com ‘software’ desenvolvido nos Estados Unidos. O equipamento permite treinar não só a pontaria em cenários virtuais, como também a reação de policiais em situações envolvendo reféns – o programa fornece mais de 100 opções de cenários virtuais, com ocorrências diferentes e vários níveis de dificuldade.

Além da interação com as imagens transmitidas em três telas, o equipamento também utiliza armas reais e simula os ruídos do ambiente. Um colete especial transfere sensações e informa se a pessoa que está treinando foi atingida.

O delegado Ben-Hur Cirino de Medeiros, que assumiu a direção da Academia de Polícia Civil do RN (Acadepol) no mês de fevereiro deste ano, explicou que o simulador de tiro ficou parado por quase três anos devido a não prestação do serviço especializado pela empresa contratada.

O programa fornece mais de 100 opções de cenários virtuais

O programa fornece mais de 100 opções de cenários virtuais

“Por se tratar de um equipamento caro, havia o receio de fazer a manutenção e causar algum dano. Com a desabilitação da empresa responsável pela manutenção, assumimos a responsabilidade de colocar o equipamento para funcionar”, disse Ben-Hur. A expectativa do diretor da Acadepol é que o equipamento volte a ser utilizado para treinamento a partir de agosto.

A assistência técnica está sendo prestada por agentes da própria PCRN que trabalham no setor de informática e acompanharam a instalação do equipamento na época. Para o simulador voltar a funcionar, foi preciso adquirir cinco ‘no-breaks’ novos (para garantir a estabilidade elétrica do equipamento) e fazer a manutenção da máquina que abastece as armas utilizadas no treinamento com ar comprimido (que simula o impacto dos disparos).

O delegado Ben-Hun destacou que o calendário de cursos e capacitações está sendo cumprido: estão agendados cursos de “Local de crime”, “Atendimento à crianças, adolescentes, e mulheres vítimas de violência sexual e/ou doméstica”, “Condutores de veículos de emergência”, “Operador de drone”, “Aspectos práticos da investigação patrimonial e lavagem de dinheiro”, “Introdução à atividade de inteligência”, “Técnicas de tiro em porte velado”, “Técnicas de Operações Policiais”, e “Defesa pessoal”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas