O Brasil tem, aproximadamente, 6.000.000 de caminhões e ônibus circulando por 211.463 quilômetros de estradas, o que representa nada menos de 7% da frota de veículos do País, estimada em 93.300.000 unidades pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).
A adoção de Simulador de Direção nos Cursos de Capacitação de Motoristas de Caminhões e ônibus
A presença de veículos que realizam o transporte pesado envolvidos em acidentes vem crescendo muito no Brasil. Entre 2010 e 2014, houve aumento de 15% nessas ocorrências, segundo informação oriunda do Ministério da Saúde.
Diante desse cenário, é notável a importância da qualidade da capacitação dos condutores e inciativas que incentivem essa prática, como é o caso do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), que utiliza simuladores de direção para atender aos motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E (que trabalham com micro-ônibus, ônibus rígido urbano, rígido rodoviário, urbano articulado, urbano biarticulado, caminhão rígido com plataforma e baú, além de cavalo mecânico com um ou dois reboques).
“A utilização do simulador de direção veicular oferece a possibilidade de conduzir em dias de chuva, sob neblina, em rodovias de pista simples e de mão dupla, com e sem acostamento; em pista dupla com canteiro central, além de reproduzir a sensação de passar por estradas com pavimento danificado e até trechos de serra sem asfalto. Os cursos ainda orientam sobre uma condução segura e econômica, uso de tecnologias embarcadas, entre outros temas”, explica a especialista em simuladores de direção e diretora de produtos da ProSimulador, Sheila Borges, empresa que disponibilizou 60 simuladores ProS.truck Platinnum para o aperfeiçoamento dos condutores de transporte pesado em 25 Estados brasileiros.
De acordo com a Pesquisa CNT Perfil dos Motoristas de Ônibus Urbanos, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte, 71,1% dos entrevistados fizeram um curso presencial no SEST SENAT e 97,2% deles consideram que os treinamentos contribuíram para a melhoria do desempenho profissional. No caso do simulador, o objetivo do órgão é capacitar 50.000 motoristas profissionais nos próximos três anos.
Capacitar motoristas de caminhões e ônibus no Brasil com a adoção de “simulador” é uma providência que merece o reconhecimento de toda a imprensa especializada nacional. Autos & Motores não poderia ficar alheia à feliz e oportuna iniciativa.