sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Sinal 5G será ativado em Natal na segunda em pelo menos 15 bairros

- Publicidade -
As operadoras de telefonia Claro, Tim e Vivo confirmaram que ativam estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel (5G) em Natal na próxima segunda-feira (5), com cobertura parcial. Inicialmente, a TIM disponibilizará o sinal 5G para 15 bairros da capital e a Vivo para quatro. A Claro não informou quantos e quais bairros serão contemplados. Barro Vermelho, Petropólis, Tirol e Ponta Negra serão contemplados nessa primeira etapa pelas operadoras Vivo e Tim. Outros bairros, como Redinha, Alecrim, Neópolis e Lagoa Nova terão cobertura da rede 5G Standalone da TIM (confira lista completa no final da matéria).
Operadoras explicam que clientes com aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G acessarão, normalmente, o sinal sem necessidade de mudar de plano ou chip
Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, Karina Tenório, diretora regional da Vivo, disse que a empresa já atua na ampliação do sinal 5G para outras áreas  da cidade. Na capital, as três prestadoras deverão ter, no mínimo, 33 estações ativadas, até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia. Em nota à TRIBUNA DO NORTE, a operadora Claro informou que já está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G+ em Natal, aguardando apenas “a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Gaispi” e que “a adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato”. 
“Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip. E, para o cliente que quiser ampliar a franquia de dados, a Claro também lançou recentemente seu novo portfólio de planos pós-Pago. Completa e de simples entendimento, a novidade conta com mais internet para navegar no 5G+”, informou a operadora. A Claro disse ainda que já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G em seu portfólio e “estimula preços mais acessíveis para o consumidor e que o cliente pode ainda adquirir um smartphone nos planos pós-pagos e com opção de parcelamento a longo prazo”.
A TIM informou que o lançamento  ocorre logo após a liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com a ativação de duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. “A novidade chega inicialmente a 15 dos 36 bairros da capital potiguar. Em breve, a nova tecnologia será expandida para outras áreas da cidade, conforme evolução da demanda do mercado”, informou Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM Nordeste.
O diretor também destaca o investimento em infraestrutura no Estado, com a cobertura 4G em 100% dos municípios. “A ativação da nova tecnologia em Natal faz parte de uma ampla jornada da companhia, que preparou o ecossistema brasileiro para a chegada do 5G. No final do ano passado, a TIM chegou com a cobertura 4G em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte”, diz Talento. 
A liberação oficial para ativação de estações com a tecnologia de 5G foi aprovada nessa quinta-feira (1), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), da Anatel, para Fortaleza (Ceará), Natal (Rio Grande do Norte) e Recife (Pernambuco). Com isso, a partir da segunda-feira (5), as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, em 2021, ativem o sinal. Em Recife, as três operadoras deverão ter 63 estações ativadas e, em Fortaleza, 102.
Relação dos bairros da capital com 5G  
Candelária (TIM)
Lagoa Nova (TIM e VIVO)
Nova Descoberta (TIM)
Tirol  (TIM e VIVO)
Petrópolis  (TIM)
Capim Macio  (TIM)
Centro  (TIM)
Ponta Negra (TIM e VIVO)
Alecrim  (TIM)
Neópolis  (TIM)
Lagoa Seca (TIM e VIVO)
Pajuçara  (TIM)
Mãe Luiza  (TIM)
Barro Vermelho (TIM)
Redinha  (TIM)

TV Aberta 
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF. É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações no site da Siga Antenado ou no telefone 0800-729-2404.
#SAIBAMAIS#
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas