quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Sindicatos pressionam por pagamento de atrasados

- Publicidade -
Centenas de servidores sindicalistas se reuniram diante do prédio da Governadoria do Estado nesta terça-feira, 5, para pressionar o Governo a pagar os salários atrasados e pelo fim do parcelamento dos correntes. Os sindicatos montaram uma estrutura com tendas e cadeiras para realizar uma assembleia, antes de se reunirem com o chefe do Gabinete Civil Raimundo Alves, às 11h, para solicitar a apresentação de um calendário de pagamentos atrasados.

Entidades sindicais e Governo terão reunião hoje para apresentação de balanço de janeiro


Entidades sindicais e Governo terão reunião hoje para apresentação de balanço de janeiro

Em outras reuniões entre sindicatos e secretários de governo, realizadas há um mês, foi anunciado que os salários atrasados (13° de 2017 e 2018, novembro e dezembro de 2018) seriam pagos com recursos extraordinários. Entretanto, os servidores se frustram por nenhum recurso extra ter sido anunciado até então.

“Não podemos esperar a ‘futurologia’ para receber os nossos atrasados, queremos a apresentação de um calendário para esses salários porque não tem condições de esperar dessa forma”, afirmou a diretora Janeayre Souto, do Sindicato da Administração Direta . “E se não houver nenhum recurso extraordinário?”, questionou.

Rivania Moura, da Associação dos Docentes da UERN, disse que uma parte da categoria ainda não recebeu nenhum salário. Ela ressaltou que os servidores compreendem que o Estado sofre uma crise financeira, mas que “há cinco anos que são os servidores que são penalizados por essa crise”. “Não podemos pagar essa crise durante cinco anos, mais intensificada desde que os salários começaram a atrasar”, afirmou.

Pelo menos cinco categorias de sindicatos participaram do ato: o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), o Sindicato da Administração Indireta (Sinai), a Associação dos Docentes da UERN (Aduern), o Sindicato dos Servidores da Educação (Sinte) e Servidores da Administração Direta (Sinsp). Outras categorias com menor representação também estiveram presentes. Servidores municipais, estudantes e outros representantes de classes que não fazem partem do Estado também compareceram com o argumento de prestar apoio.

Em uma tentativa de esclarecer esse assunto aos servidores, Janeayre Souto afirmou que vai solicitar o extrato de caixa do Governo para verificar se existe sobra orçamentária que pode pagar os atrasados. “Queremos ver quanto o Estado tem”, enfatizou.

Nesta quarta-feira, será realizada uma reunião das entidades com os secretários de Administração, Virgínia Ferreira, de Planejamento, Aldemir Freire, e de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, para que sejam apresentados os balancetes de janeiro do Governo do Estado, atendendo ao pleito dos sindicatos.

Greve da saúde
O Sindicato Estadual dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) iniciou uma greve nesta terça-feira, 5, mas teve baixa adesão por parte dos servidores e não afetou os serviços nos hospitais. Cerca de 50 servidores estiveram presentes no ato como grevistas, e o número foi considerado baixo pelos mesmos. A direção do Sindsaúde informou que a maior parte dos hospitais está com mais de 30% (percentual mínimo no período de greve) dos servidores trabalhando. As principais pautas dos grevistas são os salários em atraso, e o parcelamento do salário do mês.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas