quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Sindsaúde ameaça fechar 49 UBSs

- Publicidade -

Pedro Andrade
repórter

O primeiro dia da greve dos servidores municipais da Saúde levou ao fechamento parcial de diversas unidades em Natal. Na continuidade da paralisação e às vésperas do feriadão da Semana Santa, o Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) pretende fechar, a partir de hoje (16), todas as 49 unidades básicas de saúde, deixando o atendimento concentrado em sete unidades de urgência e emergência, algumas desde ontem atendendo com 30% do número normal de servidores. Segundo a entidade, a mobilização é por tempo indeterminado.
Servidores fizeram protesto ontem em frente à Prefeitura
Nas unidades de saúde, a maioria dos servidores aderiu à paralisação. Talita Karla Ribeiro Gomes, de 19 anos, foi uma das atingidas pela paralisação dos servidores. Após desmaiar quando ia ao trabalho na avenida Rio Branco, e ser socorrida por um desconhecido ao Hospital dos Pescadores, ela foi encaminhada a outra unidade de saúde. Antes de chegar ao hospital, o ajudante de Talita, Oseias Salustino, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), “mas demorou demais e peguei um táxi para trazer ela”.

#SAIBAMAIS#“Cheguei aqui [nos Pescadores] ia dar 9h, esperei aparecer alguém da triagem e agora [por volta das 11h] ele só me disse que fosse para a UPA de Pajuçara ou Cidade da Esperança porque aqui não tem quem atenda”, contou Talita. De acordo com um funcionário do hospital que preferiu não se identificar, nessa terça-feira (15) os atendimentos do Hospital dos Pescadores se restringiam aos serviços de urgência e emergência – e continuará durante a greve –, feitos por três médicos e menos de 30% dos enfermeiros. A direção disse, através dos seguranças do hospital, que não autorizaria a entrada na unidade e que não se pronunciaria sobre a paralisação.

Além do problema referente às demandas que estão sendo atendidas no hospital das Rocas, dois bebedouros estão quebrados, incluindo o da recepção. Foi dito ainda que a unidade frequentemente passa por falta d’água há cerca de dois meses, quando um gato morreu, apodreceu e contaminou a água da cisterna.

Na Policlínica da zona Leste, na praça Augusto Severo, todos os serviços funcionam normalmente, de acordo com o diretor e funcionários do Pró-SUS e do Centro Especializado de Atenção e Saúde do Idoso (Ceasi), unidades que funcionam no mesmo prédio.

Kleiber Rodrigues, diretor da Policlínica, conta que 85 servidores municipais e 40 do Estado atuantes nos serviços de consultas especializadas, fisioterapia, saúde mental, do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e do laboratório estão em trabalho normal. “Normalmente eles não aderem às greves. Não tivemos problemas aqui”, diz ele.

O pronto-socorro Sandra Celeste também está com 30% dos seus servidores atendendo demanda de urgência e emergência. Segundo o enfermeiro Vicente Rodrigues, quatro técnicos e dois enfermeiros fizeram o atendimento dos 59 pacientes que deram entrada até as 12h de ontem.

Segundo o Sindsaúde, o serviço do Samu Natal também funcionou com 50% dos servidores e seis viaturas ficaram paradas, sendo cinco de suporte básico e uma UTI móvel. Na UPA Pajuçara também estavam trabalhando 50% do total de servidores e a meta da categoria é reduzir, nos dois casos, para 30% em atividade.

Unidades abertas
De acordo com o Sindsaúde, ficarão abertas, com 30% dos servidores atendendo demanda de urgência e emergência, sete unidades de saúde:

Hospital dos Pescadores – rua São João de Deus, 80 – Rocas

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara – avenida Moema Tinoco da Cunha Lima, 3393

UPA de Cidade da Esperança – avenida Paraíba

Maternidade das Quintas – rua dos Paiatis

Pronto-Socorro Sandra Celeste – rua Jaguarari, 2574

Unidade Mista de Saúde de Mãe Luíza – Travessa João XXIII

Unidade Mista de Saúde de Cidade Satélite – rua das Carnaúbas  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas