quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Sismólogos darão dicas de prevenção em Pedra Preta

- Publicidade -
A noite de ontem (31) teve a atividade sísmica mais intensa na história de Pedra Preta. É o que garante os geofísicos da UFRN. Somente entre a noite de ontem e madrugada desta sexta-feira (1º), 11 tremores foram registrados, o que gerou alerta na população. Segundo estudiosos, a quantidade de abalos foi ainda maior do que o que está registrado e, por isso, é preciso que a população se previna.
O professor do laboratório de Sismologia da UFRN, Joaquim Ferreira, explicou que os tremores foram registrados pela estação de Riachuelo e, por isso, é provável que tenham ocorrido mais abalos. Devido à intensidade e curtos intervalos dos tremores, o professor explicou a orientação à população para população sair de casa durante os abalos.
#SAIBAMAIS#”Esse tipo de atividade, geralmente, antecede um tremor mais intenso. Por isso é prudente que a população fique atenta e se proteja durante os tremores”, explicou Joaquim Ferreira.
Prevenção
Em 2011, os professores da UFRN foram a Pedra Preta para conversar com a população de Pedra Preta sobre os abalos e como se proteger. Na instrução, uma das sugestões dadas foi com relação ao posicionamento de uma ripa intermediária no telhado, diminuindo os riscos de que telhas caiam durante os abalos. 
“O maior perigo em casos de tremores são as quedas de paredes, mas é preciso uma intensidade grande para que ocorram. Em Pedra Preta, os abalos atuais são suficientes para uma queda de telha, por exemplo, que também é perigoso”, disse Joaquim Ferreira. “Vamos conversar com a população novamente e tirar as dúvidas”, disse o professor, que está com o professor Eduardo Menezes em Pedra Preta.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas