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Sistema de transporte da Zona Norte será mudado

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TRÂNSITO - Avenida das Fronteiras vai ser duplicadaSão inúmeras obras que vão mudar completamente o sistema de transporte da Zona Norte de Natal. A série de modificações integra o programa Pró-Transporte, do Governo Federal e está orçada em R$ 72 milhões. Grande parte do valor foi conseguida com um empréstimo com o Ministério das Cidades, na ordem de R$ 57 milhões. O Governo do Estado vai participar com uma contrapartida de R$ 7 milhões, e a Prefeitura com R$ 8 milhões. Estão previstas construções e duplicações de vias, modificações em linhas de ônibus, construção de abrigos de passageiros e estações de transferências. Até o fim do ano, cerca de 30% do projeto estará concluído e a previsão para a conclusão total é em meados de 2008.

O principal objetivo das modificações é tentar otimizar o uso da Ponte Newton Navarro, fazendo com que a população da Zona Norte possa se deslocar melhor pela nova opção, desafogando o trânsito nas vias tradicionalmente utilizadas. De acordo com a secretária Elequicina dos Santos, da Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano, o projeto já começou a ser tocado com a construção de duas estações de transferências, na avenida João Medeiros Filho – uma em cada mão – na altura da área de lazer do Panatis. “É uma questão de prioridade, mas todos as outras obras já têm projetos, que estão sendo analisados pela Caixa Econômica Federal”, disse a secretária.

Porém, de acordo com Walter Pedro, arquiteto da STTU, mesmo com a construção da nova ponte e a arrumação de um novo sistema de transporte, o circuito convencional não será deixado de lado.  “Temos a perspectiva de que 30% do fluxo atual será transferido para o que está sendo preparado”, disse. Ele cita como exemplo as duas passarelas que serão erguidas na avenida Tomaz Landim, no intuito de cessar os constantes engarrafamentos causados por dois semáforos. Uma passarela será instalada logo após o complexo Ulisses de Góes, antes da ponte de Igapó e a outra, na primeira parada de ônibus do Bairro Nordeste.

O primeiro passo do projeto já foi dado, com o início da contrução de duas estações de transferências, na avenida João Medeiros Filho, na altura da área de lazer do Panatis. O próximo passo será exatamente a construção das passarelas na Tomaz Landim. As avenidas Moema Tinoco (estrada de Jenipabu) e das Fronteiras serão duplicadas e ligadas entre si. Elas darão acesso à BR-101 – fazendo com que se tenha acesso às praias do litoral norte – e à avenida Conselheiro Tristão, que passará pela comunidade da África e chegará à ponte na Redinha. Segundo Walter Pedro, essas duplicações e ligações vão fazer com que moradores de cidades como Ceará-Mirim e Extremoz  e dos bairros da extrema Zona Norte possam ter alternativa para o centro de Natal. “Com isso eles podem ir facilmente inclusive à Via Costeira e à Zona Sul da cidade”, concluiu.

Alterações previstas

Grande parte das modificações previstas vai acontecer nos transportes de massa, tanto para os ônibus como para os trens urbanos. Além das estações de transferências, o projeto prevê a construção de um terminal de integração intermunicipal na avenida Tomaz Landim, próximo à estação das Mangueiras, quatro terminais de vans (no Gramore´, José Sarney, Igapó e Redinha) e quatro terminais de ônibus (no Parque dos Coqueiros, Jardim Progresso, Boa esperança e Gramorezinho).

No sistema ferroviário,  está programada a reforma da estação de Santa Catarina, que ficará ligada por uma ciclovia a uma estação que será construída na Avenida das Fronteiras. Haverá ainda a relocação da estação do Soledade – que será integrada ao terminal dos ônibus – e a instalação de uma cancela eletrônica na passagem de nível da avenida João Medeiros Filho. 

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